Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Depois dos elétricos e híbridos, vem aí o carro movido a energia solar

Compartilhe!

Aqui no Brasil você se dá por satisfeito com carros que usam motor flex, mas no mundo civilizado carros híbridos e elétricos já são realidade. Tanto isso é verdade, que já se está trabalhando no passo seguinte, os carros movidos a energia solar.

A startup Sono Motors está trabalhando para colocar no mercado o Sion, carro elétrico solar, graças aos US$ 60 milhões angariados por meio do processo de “crowdfunding” (a nossa conhecida vaquinha, a grosso modo).

 
 

A grande novidade será a possibilidade de gerar energia por meio de uma camada da carroceria com painéis fotovoltaicos, formados por células de silício monocristalino. Em termos de autonomia, a empresa alemã afirma que o Sion contará com autonomia total de 255 km e poderá ser carregado em três tipos de carregadores: o europeu SchuKo, pontos convencionais de Tipo 2 e pontos de carga rápidos CCS.

 

No interior, destaque para o sistema de multimídia com tela de 10 polegadas, o filtro de ar natural e uma camada de musgo na parte inferior do painel, que terá como objetivo regular os índices de umidade (foto acima).

A Sono Motors deverá recorrer à NEVS –antiga Saab– e às suas instalações suecas para iniciar a produção do Sion até final deste ano. A empresa estima produzir cerca de 260 mil carros nos próximos oito anos.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español