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Histórico e surpreendente: carro mais vendido da Europa em setembro foi o….

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Sinal dos tempos. O Tesla Model Y foi o modelo mais vendido no mercado europeu em setembro, mercado este que cresceu 7,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

da Redação

O Tesla Model Y ainda não é o carro mais vendido do mundo, como prevê Elon Musk, mas o SUV norte-americano conseguiu um feito realmente histórico: foi líder de vendas no mercado europeu em setembro. Nada de marcas tradicionais e carros com motor térmico, quem deu as cartas foi um carro elétrico de uma marca tecnológica.

No total, foram vendidas 29.367 unidades do Tesla Model Y em setembro, um assombroso aumento de 227% comparando com o mesmo mês de 2021, com a produção europeia do modelo em Berlim-Brandenburg sendo decisiva para este resultado.

Na esteira da liderança na Europa, o Model Y foi ainda o modelo mais vendido na Áustria, Suíça, Letônia e, acredite, na Alemanha, o que acendeu o sinal amarelo para a Volkswagen.

O TOP 10 DOS MAIS VENDIDOS NA EUROPA

Na lista dos 10 modelos mais vendidos na Europa em setembro, o Tesla Model Y é o único com configuração 100% elétrica. No caminho para a liderança, o SUV se tornou pesadelo para carros como como os Volkswagen Golf ou T-Roc, o Peugeot 208 ou o Nissan Qashqai.

  1. Tesla Model Y — 29 367 unidades (+227% em relação a setembro de 2021);
  2. Peugeot 208 — 19 601 unidades (+41%);
  3. Dacia Sandero — 17 773 unidades (-2%);
  4. Skoda Octavia — 17 733 unidades (+196%);
  5. Toyota Yaris — 16 275 unidades (+19%);
  6. Volkswagen T-Roc — 16 048 unidades (+60%);
  7. Volkswagen Golf — 16 042 unidades (-8%);
  8. Renault Clio — 15 981 unidades (-13%);
  9. Nissan Qashqai — 15 852 unidades (+68%);
  10. Fiat 500 — 15 669 unidades (-4%).

Fora deste Top 10 existem alguns dados curiosos quando analisamos em maior profundida as vendas por modelo no mercado europeu no mês de setembro. Exemplos disso são, por exemplo, observar que o novo Renault Mégane E-Tech Electric vendeu mais que o Volkswagen ID.3, e que o elétrico BMW i4 vendeu mais que o correspondente a combustão Série 4 Gran Coupé. Destaque ainda para a chegada do Mazda CX-60 ao mercado europeu, assumindo não só como a posição como o terceiro Mazda mais vendido na Europa, como também o sexto híbrido plug-in mais vendido naquela região.

Em setembro o mercado europeu confirmou a tendência de retomada que foi notada há dois meses. No total, foram comercializados 1.038.481 automóveis novos, mais 7,5% do que em setembro de 2021. Mas uma análise ao acumulado dos primeiros nove meses de 2022 mostra que o mercado automóvel europeu ainda está no vermelho, com perda de 9,7% diante de 2021.

De janeiro a setembro de 2022 foram vendidos 8.271.115 automóveis, quase 900 mil unidades a menos que as 9.162.177 de unidades vendidas no mesmo período do ano passado. Como curiosidade, no mesmo período em 2019, o último ano normal antes da pandemia, tinham sido vendidos 12.115.927 automóveis no continente.

Na próxima tabela podemos ver quais foram as 10 marcas automóveis mais vendidas na Europa no acumulado de janeiro até setembro de 2022. Apesar da Ford ter sido a 10.ª marca mais vendida em setembro, com 54.783 unidades vendidas (+31,5% que em setembro de 2021), no acumulado dos nove meses já decorridos do ano, os 382.171 automóveis vendidos a deixam fora desta lista, perto da Hyundai.

MarcaSetembro 2022 (variação para 2021)Janeiro-setembro 2022 (variação para 2021)
Volkswagen107 297 (+17,8%)862 342 (-16,9%)
Toyota68 977 (+15%)568 016 (+1%)
Peugeot53 536 (+9,4%)474 302 (-15,1%)
BMW54 769 (-4,7%)467 614 (-4,1%)
Mercedes-Benz57 535 (+34,8%)463 337 (-4,1%)
Audi53 484 (+26,8%)440 626 (-8,4%)
Kia53 153 (-5,2%)425 882 (+9,8%)
Renault53 164 (-9,5%)415 481 (-17,9%)
Skoda54 471 (+41%)401 000 (-15,3%)
Hyundai47 510 (-9,2%)395 649 (+3,2%)

Como tem sido norma desde a pandemia, é difícil fazer uma análise correta da evolução individual de cada marca olhando apenas para os números. As várias crises que afetam a indústria automotiva —desde à Covid 19, escassez de semicondutores, aos problemas logísticos causados pelo fechamento de portos chineses devido à pandemia, até ao conflito na Ucrânia— têm sido fatores decisivos no desempenho de muitas marcas.

Mas, é possível observar diversos fatos curiosos. O comportamento de vendas do Model Y, por exemplo, refletiu na da Tesla durante o mês de setembro, onde as 41 611 unidades vendidas foram superiores às conseguidas pela Opel (36 441), Citroën (34 489) e Fiat (31 202).

O crescimento das marcas chinesas na Europa também é outro fator a ser considerado. Em setembro venderam cerca de 20 mil unidades de modelos de marcas chinesas — onde se inclui a ex-britânica MG, que foi a mais vendida delas, com 13 924 unidades. As 20 mil unidades representam crescimento de 91% face a 2021 e a uma fatia de mercado de 1,9%.


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