Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

RS01, um Renault de tirar o fôlego

Compartilhe!

a1

A Renault Sport, divisão de competição da Renault, acabou de apresentar o seu novo carro de pista, o RS01, que será usado em um novo torneio monomarca, substituto do Mégane Trophy. Isso na Europa. claro.

O novo carro é uma versão de pista do protótipo do novo Alpine (veja aqui no site), combinando detalhes do Renault DeZir, outro protótipo da Renault. As formas são agressivas e aerodinâmicas, com o RS01 trazendo Cx similar ao de um carro de Fórmula Renault 3.5. A Renault Sport xplica que, à velocidade de 300 km/h, o down force gerado, de 1,7 toneladas, também é equivalente ao do Fórmula Renault 3.5.

O motor escolhido é 3.8V6 biturbo, já conhecido do Nissan GT-R, com mais de 500 cv, colocado em posição central traseira e acoplado a uma caixa de câmbio sequencial Sadev de sete marchas.

Em relação às versões de série, a principal modificação no motor V6 biturbo é a introdução de cárter seco. O módulo eletrônico Pectel dispõe de uma função que atua como controle de tração.

O RS01 é montado numa estrutura monobloco de fibra de carbono, desenvolvida pela Dallara, com peso inferior a 1100kg. As marcas de desempenho não foram anunciadas.

O novo carro de competição da Renault Sport será, já a partir de 2015, uma das estrelas do “World Series by Renault”. O novo torneio vai estar aberto a 20 equipes, com dois pilotos por carro, e tempo máximo total de quatro horas em pista por piloto.

Entre os detalhes já anunciados, a Renault Sport garantiu que o campeão profissional vai ter direito a um teste com o Nissan de Super GT, com possibilidade de contrato para correr no Japão, e o campeão amador vai poder participar da “24 Horas de Le Mans” do ano seguinte num LMP2.

a2 a3 a4 a5 a6 a7 a8 a9 a10 a11 a12 a13


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español