Indy 1968: raro Shelby Turbine de 1325 cv à venda
Ainda que a Fórmula Indy não seja uma categoria com o mesmo destaque da Fórmula 1, seus carros mais antigos não deixam de ser interessantes para os apaixonados pelo mundo da competição. Por isso, este modelo muito especial se encontrà à venda, chamando muita atenção de colecionadores em todo o mundo. Trata-se do Shelby Turbine de 1968.
No fim dos anos 1960, as corridas de Fórmula Indy alcançaram uma época de destaque, e muitos dizem mesmo que foi a melhor era desta categoria, seja em termos de velocidade, seja em criatividade.
A principal razão que dava fama à Indy era a ousadia na busca das soluções técnicas usadas em alguns de seus carros, em especial este modelo que está à venda.
Este monoposto foi projetado e construído por Ol´ Shel e seu engenheiro-chefe, o legendário Phil Remington. E quem teria a tarefa de pilotar foi um jovem chamado Bruce Mclaren, que fazia a sua primeira aparição ao volante de um Fórmula Indy e logo num modelo equipado com um turbina (General Electric T-58) com 1325 cv de potência -que custava na época US$ 70 mil- que era transmitida ao asfalto por meio de um sistema de tração integral. McLaren fez alguns testes com o carro apenas.
E se estas características faziam prever um enorme sucesso nas pistas, este carro acabou se revelando um fracasso prematuro, já que Remington viu-se envolvido num escândalo em que foi acusado de trapaça, e assim que soube abandonou imediatamente o projeto. Essa acusação era baseada no segundo responsável pelo desenho (Ken Wallis, que havia desenhado o STP Turbine de 1967) que foi flagrado pelos fiscais da USAC, organismo que controla a Indy, alargando o restritor de admissão que limitava a potência da turbina.
Assim, os dois exemplares que foram construídos nunca chegaram a entrar numa competição, e a Shelby retirou-se também do projeto depois do escândalo. Um destes modelos encontra-se em exposição no Indianapolis Motor Speedway Museum, e o outro é este anunciado pela casa de leilões Mecum. Acompanha o carro alguns mimos, como uma turbina extra para exposição.
Desconhece-se os valores envolvidos, mas um responsável da Mecum revelou aos jornalistas que poderá superar os sete dígitos, o que tornará este exemplar num monoposto de vários milhões de dólares.