CarrosSlide

SUV: novo Citroën C3 Aircross, com até sete lugares

Compartilhe!

Oficial: Novo Citroën C3 Aircross, agora com até sete lugares

O Citroën C3 Aircross estreia sua nova geração, desenvolvida para o Brasil e América Latina, Índia e outros mercados considerados “emergentes”. Em relação às versões que são comercializadas na Europa existem muitas diferenças, sendo a maior a nova capacidade para sete ocupantes.

por Marcos Cesar Silva

Ainda desenvolvido na plataforma CMP, o novo Citroën C3 Aircross chega no formato SUV compacto, com comprimento de 4,32 metros, ou seja, é maior que a versão europeia para poder acomodar a terceira fileira de bancos. Isso na Índia vai prejudicá-lo em nível de impostos, mas é necessário para conseguir um interior confortável.

O desenho interior não apresenta grandes mudanças em comparação com o Citroën C3 já produzido, incluindo uma tela touchscreen de tamanho generoso nem posição elevada e controles físicos de ar condicionado na parte inferior. A instrumentação é digital e muitos detalhes lembram produtos da marca fabricados na Europa, como as saídas de ar no painel.

Numa primeira fase comercial, foi anunciado para a Índia o motor a gasolina 1.2 Pure Tech com 110 cv, em combinação com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades ou transmissão automática. As versões para o Brasil possivelmente terão outros motores que por enquanto não foram divulgados. Os motores ainda não foram revelados, mas a Citroën adianta que o modelo nacional terá duas opções. É possível apostar que por aqui tenha o 1.6 aspirado de 120 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis nas versões de entrada. Nas versões mais caras, deve ser equipado com o 1.0 turbo da Fiat, de 130 cv e transmissão CVT.

Os equipamentos disponíveis no novo Citroën C3 Aircross inclui faróis com LED, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, USB, bluetooth, volante multifunções revestido de material sintético que imita couro, rodas de liga-leve de 17 polegadas, quatro vidros e espelhos com acionamentos elétricos, apoio de braço central para o motorista, saídas de ar traseiras e outros mimos.

Não chegará à Europa, pelo menos a médio prazo. A Citroën explicou que o C3 Aircross 2024 começará a ser vendido na Índia e na América do Sul ainda neste ano; a comercialização será iniciada no segundo semestre. O preço? Partindo de uma análise dos preços do C3 e do C4 Cactus, é possível prever que o SUV pode começar nos R$ 100 mil e chegar aos R$ 130 mil nas versões mais sofisticadas.


Compartilhe!
1713666918