Tecnologia: NY investe na comunicação entre carros e vias

Compartilhe!

Primeiro Mundo é sempre uma maravilha. A comunicação entre infraestruturas públicas e veículos, e também entre veículos, é um dos próximos passos a dar na evolução da mobilidade e segurança nas estradas. Em Nova Iorque, já estão sendo testados programas-pilotos que permitem a comunicação entre automóveis e sinais de trânsito por meio de Wi-Fi, para que os motoristas e, consequentemente, os sistemas de segurança automáticos instalados nos automóveis adquiram mais informação do que acontece ao redor.

Capturar15

Manhattan e Brooklyn foram as primeiras zonas escolhidas daquela cidade, nas quais os sinais de trânsito estarão equipados com hardware ligado a esta tecnologia, enquanto 10 mil veículos terão tecnologia de comunicação V2V -Vehicle2Vehicle- (em português, de veículo para veículo), numa iniciativa promovida pelo departamento de transporte norte-americano.

Serão ainda investidos US$ 17 milhões na cidade de Tampa, na Florida, em tecnologia V2V para reduzir os raros congestionamentos de trânsito em hora de rush.

Estas tecnologias prometem revolucionar a segurança nas estradas, possibilitando por exemplo alertar o motorista de que existe obras ou colisões no seu caminho. No entanto, será necessário criar legislações para estas inovações, sendo que as autoridades norte-americanas estimam que isso aconteça já em 2016.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español