Top 10: carros muito bons, mas quase desconhecidos
Por melhor que um automóvel seja, algumas vezes até os exclentes modelos caem no esquecimento, abandonados ara repousarem apenas nos livros e, quem sabe, em alguma coleção. Seja pelo insucesso nas vendas, seja pela falta de apelo junto ao público, muitos automóveis passam longe de serem classificados como clássicos, no máximo vão para a categoria dos carros cult. Mas na verdade, isso não significa que sejam maus automóveis ou que devam passar por linchamento púbico, como esta lista prova.
por Ricardo Caruso
1 – Peugeot 309 GTI
Encoberto pelo sucesso do Peugeot 205 GTI, o francês 309 GTI (1985-1993) tem passado despercebido pelo radar dos colecionadores europeus. Porém, com a subida dos preços por lá dos bons exemplares do 205 GTI, os 309 GTI voltaram a ser de novo considerados como bons investimentos. Um carro de excelente dirigibilidade, mas…
9 – Mitsubishi Galant VR4
Definido pelo seu interessante motor, o Mitsubishi Galant VR4 (1988-2002) utilizava um V6 biturbo com duplo comando de válvulas nos cabeçotes e 24 válvulas. Porém, o sucesso da série Lancer Evo o reduziu apenas a uma discreta carreira, mesmo no belo modelo wagon.
8 – TVR T350
Feito com base no excelente TVR Sagaris, este pequeno inglês era tudo menos acanhado ou discreto. De série, o T350 (2002-2006) vinha completo com a típica sonoridade TVR no escapamento, sendo capaz de desempenho verdadeiramente impressionante.
7 – Lotus Elan M100
Sucessor do clássico Elan da década de 1970, o Lotus Elan M100 (10989-1995) surpreendeu o mundo pelo uso de tração dianteira. Fiel aos antigos pergaminhos que definiam o comportamento em curva dos carros da marca inglesa, o M100 mantém-se como um excelente automóvel para andar rápido, mas foi menos popular que o Mazda MX-5.
6 – Mitsubishi Starion
Bastante esportivo para o seu tempo, o Mitsubishi Starion (também conhecido como Chrysler, Dodge ou Plymouth Conquest) lançado em 1982, foi claramente afetado pelo sucesso de modelos mais populares, como o Toyota Supra, Mazda RX-7 ou o Nissan 300ZX.
5 – Volkswagen Corrado VR6
Este modelo poderia estar mais acima na nossa na lista, mas ultimamente tem ganhado adeptos mundo afora. No entanto, durante anos o VW Corrado VR6 (1988-1995) foi ignorado, mesmo possuindo um excelente conjunto.
4 – Ford Racing Puma
A Ford sempre teve modelos rápidos na Europa, como o Sierra Cosworth ou o Escort Cosworth. Porém, no caso do Racing Puma (1997-2002), a Ford conseguiu produzir um modelo que prometia bastante, mas que ficava aquém na parte mecânica (a mesma utilizada pelo Puma 1.7) e tinha preço exorbitante. Atualmente estes modelos são bons investimentos para os eurpeus, se forem comprados abaixo dos US$ 10.000.
3 – Porsche 968 Club Sport
Agraciado na época com os prêmios de “Performance Car of the Year” e “Best Handling Car of the Year – 1993”, o Porsche 968 Club Sport viu sua popularidade descer devido ao sucesso do restante da linha. No entanto, o potencial de valorização deste carro é enorme.
2 – Subaru SVX/Alcyone
Um tremendo desastre de vendas, mas um automóvel impressionante. O seu motor de seis cilindros em linha, boxer, 3.3 litros, tornava este Subaru SVX (1991-1996), desenhado por Giugiaro, verdadeiramente esportivo, mas a caixa de câmbio automática afastou os adeptos dos Subaru de ralis.
1 – Reliant Scimitar
A marca inglesa que produziu o Robin de três rodas, também imaginou o Scimitar (1964-1986), um potente esportivo equipado com motor 3.0V6. Um carro elegante e diferente, mas que caiu no esquecimento. Por enquanto.