Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Travesti: essa “Ferrari” é na verdade um Toyota…

Compartilhe!

A Ferrari tem uma longa série de de modelos para mostrar, mas cinco estão entre os preferidos dos fãs da marca italiana. Denominados de “Ferrari Big Five”, este quinteto de luxo e potência é formado pelas F40, F50, Enzo, La Ferrari e 288 GTO. Este último é reconhecido como o primeiro supercarro da marca de Maranello, título que faz com que tenha preço no mercado internacional na faixa dos US$ 2 milhões. 

Como é um carro que está fora do alcance da maioria dos mortais, povoa o sonho de muita gente. Por isso, há quem não meça esforços para atingir seus objetivos, ou seja, ter uma Ferrari 288 GTO a qualquer preço. Nem que tenha que “fabricar” uma…

E este o caso desta “Ferrari 288 GTO” –as aspas são propositais– que na verdade não passa de um Toyota MR2 com bancos de couro de um Mazda MX-5. Não percebeu? Nós explicamos. 

Alguém usou a estrutura de um Toyota MR2 de 1993 para levar uma carroceria de fibra de vidro baseada na Ferrari 288 GTO. O molde usado fez com que as semelhanças com um exemplar verdadeiro sejam muitas, mas os olhos mais treinados –ou os aficionados pela marca– identificam rapidamente várias diferenças. 

A ORIGINAL

As luzes e lanternas dianteiras e traseiras são originais, mas a ausência do logo da Ferrari na grade dianteira, no capô, na traseira e o símbolo da “Scuderia” junto aos espelhos laterais revelam que este modelo não passa de uma réplica. 

No interior, são várias as diferenças para a 288 GTO verdadeira, começando no volante e console,passando pelos painéis das portas e terminando nos bancos de coruto herdados de um Mazda MX-5. 

As diferenças também chegam -é claro- ao motor. A Ferrari 288 GTO original usava motor 2.8V8 biturbo de 2.8 de 400 cv de potência, chegava aos 306 km/h e fazia o 0-100 km/h em apenas quatro segundos. Já esta réplica conta com o motor 3.0V6 do Toyota MR2, com respeitáveis 300 cv. 

Mas a maior diferença surge ao nível do preço. Como falamos antes, um exemplar em boas condições da 288 GTO passa fácil dos US$ 2 milhões. Já esta réplica está à venda no Ebay por cerca de US$ 35 mil.

 

Uma verdadeira pechincha, paa quem não se importa de comprar “gato por lebre”.

 

 

Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español