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Tremec registra patente de transmissão para o Corvette híbrido

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Uma futura e breve versão híbrida do Chevrolet Corvette C8 (provavelmente batizado de Corvette E-Ray) deverá usar uma transmissão da Tremec, de acordo com documentos de patente que vazaram e estão circulando pela internet. A previsão é para 2025.

por Marcos Cesar Silva

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A Tremec, que fabrica a transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades do atual Corvette Stingray C8, registrou um pedido de patente no escritório de patentes e marcas dos Estados Unidos (USPTO) para um novo câmbio de dupla embreagem de 8 velocidades com um motor-gerador elétrico integrado.

De acordo com a aplicação, o motor-gerador pode se conectar ao eixo de saída da transmissão ou a um de seus dois eixos de entrada. As transmissões de dupla embreagem têm dois eixos de entrada, cada um com metade das marchas para a frente disponíveis.

Esta configuração indica que a transmissão permitirá modo totalmente elétrico. Mas trabalhando em um dos dois eixos de entrada, o motor-gerador será capaz de mover as rodas usando quatro das oito marchas, e ter velocidades de correspondência entre as relações de engrenagem, de acordo com o pedido de patente. Como os motores elétricos fazem todo o seu torque, independente da velocidade, o motor-gerador poderia ser girado em velocidades variadas para preencher a lacuna entre as marchas escalonadas.Imagem de patente tremec para transmissão híbrida de dupla embreagem

Imagem de patente Tremec para transmissão híbrida de dupla embreagem

A conexão com o eixo de saída permitirá que o motor-gerador forneça aumento de potência ao motor a gasolina, ou forneça “enchimento de torque” entre as trocas de marcha, como acontece com outros carros esportivos híbridos. Uma pequena bateria a bordo será carregada por frenagem regenerativa ou conectando o motor-gerador ao motor a gasolina, de acordo com a aplicação.

Já foram vistos o que parecem ser protótipos híbridos Corvette em testes, comparado com um Acura NSX. A presença de um NSX híbrido, ao contrário de Audi R8, Ferrari 458 Italia e Porsche 911 Carrera S, usado durante o desenvolvimento do Stingray, aponta realmente para um Corvette híbrido.

O híbrido Corvette poderia ser batizado de E-Ray, marcas comerciais cujos registros por parte da General Motors foram descobertas em 2015. Há boatos de que a Chevrolet também está planejando um futuro Corvette ainda mais sofisticado, chamado Zora (nome do seu criador Zora Arkus Duntov), com um sistema híbrido bem mais potente.

Mais adiante, o Corvette também poderá ficar 100% elétrico. A GM disse que pretende eliminar os escapamentos de seus veículos leves até 2035, o que implica um Corvette elétrico. O Corvette E-Ray será o primeiro passo nessa direção.


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