Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Caminhão Scania tem desempenho de superesportivo

Compartilhe!

scania-chimera-1

O preparador sueco especializado em caminhões, Svempa Bergendahl, modificou um Scania V8 para converte-lo num digno concorrente das Ferrari, Lamborghini e Bugatti. Pelo menos no que diz respeito ao motor. São 730 cv de fábrica. Pouco? Pois depois de passar pela oficina do preparador, a cilindrada subiu para 16,4 litros, e este monstro batizado de Chimera tem agora 1.460 cv. Mas isso não é tudo, em breve a potência deverá bater nos 2.190 cv.

Este caminhão é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima não foi divulgada. O responsável pela preparação garante que sua criação é “um modelo extremo por duas coisas: seu potente motor e seu desenho futurista”.

E não há exagero nisso. A cabine e o pára-choque dianteiro tem spoilers, além de saídas e entradas de ar e pintura especial, mas o que chama atenção mesmo é  o motor V8 acoplado a uma transmissão de seis velocidades Allison e sistema de escapamento todo de aço, que recebeu seis turbocompressores Holset.

 As suspensões e chassi também tem suas particularidades. No eixo traseiro, dupla rodagem, e na dianteira, independente com braços triangulares e dois amortecedores por lado. A grande desvantagem desse caminhão? A única unidade produzida não está à venda, é só um modelo promocional…

scania-chimera-2 scania-chimera-3 scania-chimera-4 scania-chimera-5


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español