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Vem aí o maior recall da história do automóvel

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Em outros tempos, isso geraria uma onde interminável de harakiris. Vem aí o maior recall da história da indústria automotiva. A declaração feita pela Takata de que os seus sistemas de detonação de airbag podem apresentar defeitos que podem causar a morte, envolve cerca de 100 milhões de veículos de 13 marcas diferentes, que estão sendo convocados para reparos em diversas partes do mundo.

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O maior fabricante mundial de airbags confessou que escondeu durante anos provas de problemas potencialmente letais no sistema de detonação dos airbags que produz. Isto depois de ter pago US$ 1 bilhão em multas (US$ 25 milhões em multas, US$ 125 milhões para indeminizações de vitimas feridas ou mortas pelos airbags e US$ 850 milhões para as marcas que utilizam os seus sistemas) devido a, pelo menos, 12 mortes e 180 feridos atribuídos a falhas no sistema.

A falha nos detonadores foi descoberta em 2006, quando executivos da Takata confessaram que alguns dos seus detonadores faziam expandir as bolsas de ar em demasia e com força excessiva, pulverizando estilhaços de metal. Porém, a verdadeira extensão do problema só agora foi conhecida.

Segundo Andrew Weissmann, responsável pela seção de fraudes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, “por mais de uma década a Takata, repetida e sistematicamente, falsificou dados de testes relacionados com a segurança dos seus produtos, colocando o lucro e a agenda de produção à frente da segurança”.

Calculadora em ação, serão cerca de 42 milhões os veículos afetados nos Estados Unidos, estando os restantes 68 milhões espalhados pelo mundo, inclusive Brasil. A Honda será a marca mais castigada, mas há mais marcas que utilizam airbags da Takata: Acura, Audi, BMW, Chevrolet, Chrysler, Daimler, Dodge, Ferrari, Fisker, Ford, GMC, Infiniti, Jaguar, Jeep, Land Rover, Lexus, Lincoln, Mazda, McLaren, Mercedes, Mercury, Mitsubishi, Nissan, Pontiac, Ram, Saab, Saturn, Scion, Subaru, Tesla, Toyota e Volkswagen.

A recall dos veículos será feito por cada marca, com especial incidência nas zonas do planeta onde há mais humidade e chuva, pois segundo os dados da Takata, o sistema fica mais sensível com essas condições de clima e pode disparar uma detonação não prevista. O reparo será feito, óbvio, sem custos para o cliente. No Brasil existe um número ainda indeterminado de veículos afetados, cujos proprietários serão contatados pelas montadoras ou importadiras para que veja substituído todo o sistema de airbags do seu veículo.

Apesar desta situação grave, todos os serviços de proteção do cliente dos Estados Unidos e a maioria dos construtores pedem aos usuários para não desligarem os airbags, pois as auto detonações são raras e é sempre preferível ter o airbag funcionando do que desligado.

Como afirmamos no início,este será a maior operação de recall em nível mundial, sendo certo que em termos de fornecedor de componentes, a Takata vai ostentar o terrível recorde de “responsável pelo maior vexame da história do automóvel”. Os 10 maiores recalls já realizados somados não chegam ao número alcançado pela Nakata.

Conheça as 10 maiores operações de recall feitas até hoje.

1º Ford – 21 milhões de veículos em 1980 devido a problemas com o freio de estacionamento.

2º Ford – 14,9 milhões de veículos entre 1999 e 2009 devido a incêndio nos botões do “cruise control”.

3º Toyota – 9 milhões de unidades em 2010 devido a aceleração súbita do carro sem intervenção do motorista.

4º Volkswagen – 8,5 milhões de veículos em 2016 devido à fraude das emissões de poluentes.

5º Ford – 7,9 milhões de unidades em 1996 devido a incêndio nos botões de partida.

6º Toyota – 7,4 milhões de veículos em 2012 devido a um problema com os vidros elétricos.

7º General Motors – 6,7 milhões de unidades em 1971 devido à súbita aceleração causada por um coxim de motor defeituoso.

8º General Motors – 5,8 milhões de veículos em 1971 devido a um problema com parafusos da suspensão traseira.

9º General Motors – 5,8 milhões de unidades em 2014 devido a problemas com o sistema de partida.

10º Honda – 5,4 milhões de veículos em 2014 devido a problemas com os airbags.


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