Vem aí o maior recall da história do automóvel
Em outros tempos, isso geraria uma onde interminável de harakiris. Vem aí o maior recall da história da indústria automotiva. A declaração feita pela Takata de que os seus sistemas de detonação de airbag podem apresentar defeitos que podem causar a morte, envolve cerca de 100 milhões de veículos de 13 marcas diferentes, que estão sendo convocados para reparos em diversas partes do mundo.
O maior fabricante mundial de airbags confessou que escondeu durante anos provas de problemas potencialmente letais no sistema de detonação dos airbags que produz. Isto depois de ter pago US$ 1 bilhão em multas (US$ 25 milhões em multas, US$ 125 milhões para indeminizações de vitimas feridas ou mortas pelos airbags e US$ 850 milhões para as marcas que utilizam os seus sistemas) devido a, pelo menos, 12 mortes e 180 feridos atribuídos a falhas no sistema.
A falha nos detonadores foi descoberta em 2006, quando executivos da Takata confessaram que alguns dos seus detonadores faziam expandir as bolsas de ar em demasia e com força excessiva, pulverizando estilhaços de metal. Porém, a verdadeira extensão do problema só agora foi conhecida.
Segundo Andrew Weissmann, responsável pela seção de fraudes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, “por mais de uma década a Takata, repetida e sistematicamente, falsificou dados de testes relacionados com a segurança dos seus produtos, colocando o lucro e a agenda de produção à frente da segurança”.
Calculadora em ação, serão cerca de 42 milhões os veículos afetados nos Estados Unidos, estando os restantes 68 milhões espalhados pelo mundo, inclusive Brasil. A Honda será a marca mais castigada, mas há mais marcas que utilizam airbags da Takata: Acura, Audi, BMW, Chevrolet, Chrysler, Daimler, Dodge, Ferrari, Fisker, Ford, GMC, Infiniti, Jaguar, Jeep, Land Rover, Lexus, Lincoln, Mazda, McLaren, Mercedes, Mercury, Mitsubishi, Nissan, Pontiac, Ram, Saab, Saturn, Scion, Subaru, Tesla, Toyota e Volkswagen.
A recall dos veículos será feito por cada marca, com especial incidência nas zonas do planeta onde há mais humidade e chuva, pois segundo os dados da Takata, o sistema fica mais sensível com essas condições de clima e pode disparar uma detonação não prevista. O reparo será feito, óbvio, sem custos para o cliente. No Brasil existe um número ainda indeterminado de veículos afetados, cujos proprietários serão contatados pelas montadoras ou importadiras para que veja substituído todo o sistema de airbags do seu veículo.
Apesar desta situação grave, todos os serviços de proteção do cliente dos Estados Unidos e a maioria dos construtores pedem aos usuários para não desligarem os airbags, pois as auto detonações são raras e é sempre preferível ter o airbag funcionando do que desligado.
Como afirmamos no início,este será a maior operação de recall em nível mundial, sendo certo que em termos de fornecedor de componentes, a Takata vai ostentar o terrível recorde de “responsável pelo maior vexame da história do automóvel”. Os 10 maiores recalls já realizados somados não chegam ao número alcançado pela Nakata.