Tecnologia

Vem aí o Twingo projetado por Inteligência Artificial

Compartilhe!

O simpático modelo completa 30 anos, e a empresa francesa promete que tornará realidade um dos projetos criados por programas de computador, via Inteligência Artificial. O ano de 2023 está sendo o ano do Renault Twingo, mas não pelas razões que eram esperadas. O carrinho francês tem sido o centro das atenções há alguns dias para a música chorosa de Shakira e a resposta de seu ex-marido, Gerard Piqué (dirigindo um…), e também porque neste ano o modelo completa 30 anos, sem o charme do carro inicial, mas mesmo assim é um marco.

da Redação

Renault Twingo
Um dos Renault Twingo criado com Inteligência Artificial.

A marca quis celebrar o aniversário e decidiu fazê-lo de uma forma bastante original: com um concurso de criações desenhadas por inteligência artificial. A Renault incentivou toda a sua comunidade de admiradores para apresentar suas propostas entre 1º de fevereiro e 31 de março, e compartilhá-las nas redes sociais usando a hashtag #ReinventTwingo. O objetivo é mostrar sua visão do modelo, mas criado usando sistemas de Inteligência Artificial (IA).

Trabalhar com estes programas (alguns exemplos são Dall-E ou Midjourney) é tão simples quanto digitar algumas diretrizes e deixar o sistema gerar uma imagem automaticamente. As possibilidades são infinitas que basta escrever “Renault Twingo” e adicionar qualquer coisa que passe pela cabeça do usuário: submarino, voador, papel, pequeno, neon ou estilo mangá, por exemplo, que a IA cuida do resto.

O mais interessante é que a empresa adiantou que tornará realidade um dos projetos, embora não tenha especificado quais critérios usará para escolher o sortudo. É concebível que a empresa tente produzir um carro que seja relativamente simples de fabricar. No entanto, dado o foco do movimento, pode optar por um que envolva uma criação mais marcante.

A Renault explicou que, quando o modelo for real, terá se tornado a primeira fabricante a combinar Inteligência Artificial e humana para criar o desenho de um carro. A verdade é que será assim, embora existam outros fabricantes que já utilizam essa tecnologia em seus processos de criação de componentes, como a Audi, que a utiliza para desenvolver novos pneus.

Renault Twingo

Arnaud Belloni, chefe de marketing global da Renault, disse: “Houve um tempo em que este recurso estava disponível apenas para as elites em tecnologia, mas a Inteligência Artificial agora está aberta a todos com apenas três cliques”.

Assim, esta forma de projetar um carro “permite que todos desbloqueiem o poder da sua imaginação” e servirá para “prestar homenagem ao icônico Twingo original, dando a todos a oportunidade de participar do processo criativo”.


Compartilhe!
1713621253