Carros

VW e Ford farão novas Amarok e Ranger em parceria

Compartilhe!

Já era de conhecimento de todos que a Volkswagen e a Ford tinham assinado acordo de parceria para a desenvolvimento de veículos de condução autônoma. Na sequência foram divulgados mais detalhes e, entre eles, surgiu a colaboração entre as duas marcas para desenvolver o sucessor da Amarok.

 

A plataforma será a mesma da Ranger, começando assim a Volkswagen a poupar a partir desse ponto. Da mesma forma, uma nova Ranger deve surgir dessa parceria. Mas outros produtos, em especial, veículos comerciais, vão ser desenvolvidos entre as duas empresas. Mas o acordo escancara a porta para outros veículos e tecnologias, tudo para reduzir os custos de produção e de desenvolvimento.

Um dos passos para essa colaboração próxima, foi dado pela VW que uma parcela de capital da Argo, a divisão da Ford para a condução autônoma, transformando-a numa “joint venture” para oferecer a mobilidade elétrica e autônoma.

A Ford já tinha adquirido a Argo AI (uma start-up localizada em Pittsburgh dedicada à condução autônoma) em 2017 e investido o que se rotulou de “pornográfica quantidade de dinheiro”. Os custos ainda altos da mobilidade elétrica e da condução autônoma, obrigam as marcas a caírem nos braços umas das outras, desesperadas em busca de investimentos e de reduzir ou compartilhar custos.

O investimento da Ford de US$ 600 milhões na Argo deu novo fôlego à empresa, que irá receber no futuro mais US$ 1,1 bilhões da VW para o departamento de pesquisa e desenvolvimento, o mesmo que a Ford também vai entregar á empresa.

Contas feitas, nesta “joint venture”, a VW e a Ford -em termos de veículos comerciais- significa mais de 1,2 milhões de veículos, estando o mercado dos comerciais e das picapes em crescimento. Ou seja, esta poderá ser uma das melhores e mais rentáveis “joint ventures” europeias da atualidade.

 

Compartilhe!
1714106626