Bombeiros: caminhão elétrico já opera em Los Angeles

Compartilhe!

O primeiro caminhão de bombeiros elétrico dos Estados Unidos já chegou a Los Angeles, California. O Corpo de Bombeiros de Los Angeles (LAFD, Los Angeles Fire Department) fez a entrega do caminhão, um Rosenbauer RTX. Ele será usado pela Estação 82 do LAFD em Hollywood.

por Ricardo Caruso

Rosenbauer RTX LAFD caminhão de bombeiros elétricos

O LAFD anunciou planos para comprar um caminhão de bombeiros elétricos da empresa austríaca Rosenbauer em 2020. O RTX é, na verdade, um veículo elétrico de longo alcance, que usa um motor a diesel atuando como um gerador para ajudar a recarregar a bateria de 132 kwh. Esse motor, um BMW de 3 litros e seis cilindros em linha entra em ação quando a carga cai para 20%, e pode recarregar a bateria em cerca de 45 minutos, de acordo com Rosenbauer.

Rosenbauer RTX LAFD caminhão de bombeiros elétricos

O interior do Rosenbauer RTX do LAFD, caminhão de bombeiros elétricos

A propulsão é feita por dois motores elétricos Volvo Penta, um em cada eixo, permitindo a tração integral ao RTX. Juntos, eles têm potência contínua de 350 cv e potência máxima de 490 cv.

O caminhão também é equipado com uma suspensão de ar regulável, que permite até 48 cm de vão livre do solo e 100 litros de capacidade de transporte de água, ao mesmo tempo em que permite que o caminhão abaixe para que os bombeiros possam entrar e sair mais facilmente. O sistema de direção em todas as rodas inclui modo “caranguejo” semelhantes ao usado no GMC Hummer EV.

A Rosenbauer estima que o RTX pode operar por cerca de duas horas apenas com bateria, além de mais seis horas de potência diesel. Suas bombas de água a bordo podem ser acionadas eletricamente ou operadas pelo extensor de autonomia diesel, observou a empresa.

Rosenbauer RTX LAFD caminhão de bombeiros elétricos

A bateria é dividida em dois módulos. Um deles está localizado sob o assoalho, semelhante a muitos carros elétricos. O outro está posicionado verticalmente atrás da cabine. A flexibilidade do conjunto do powertrain eletrificado também permitiu um desenho da cabine mais espaçoso, destacou a Rosenbauer.

O LAFD não confirmou planos para a compra de novos caminhões de bombeiros RTX. Em 2020, a Rosenbauer disse que esperava que 400 desses veículos operassem na América do Norte até 2025, e 3.200 veículos globalmente até 2030.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español