Léon Levavasseur: o pai do V8 e do motor do 14 Bis
O genial Léon Levavasseur (8 de Janeiro de 1863 – 26 de Fevereiro de 1922) inventou o motor V8, a injeção direta de combustível e o arrefecimento do motor por meio de radiadores. Além disso, forneceu a Santos Dumont o motor do 14 Bis. Apesar desse absurdo currículo, morreu pobre, aos 58 anos de idade.
por Ricardo Caruso
Léon Levavasseur devia ser um nome conhecido de todos que são apaixonados por automóveis, talvez até reverenciado não só pelos amantes da história dos carros, mas também por quem é ligado em engenharia em geral. Levavasseur foi engenheiro, projetista e inventor. Mas acima de tudo, foi um gênio.
Nasceu na França em 1863, para dar ao mundo uma dos mais belos mimos motorizados: a invenção do motor de oito cilindros em “V”. Num mundo chato como o atual, onde se fala em downsizing de motores, o que seria de nós sem o torque, o trabalhar silencioso e o ronronar dos motores V8? O mundo não seria o mesmo.
A sua carreira como engenheiro começou na empresa francesa de motores Antoinette, que Léon ajudou a fundar em 1902. Naquele mesmo ano, Léon patenteou o primeiro motor V8 da história.
Com a necessidade crescente de motores para as mais diversas finalidades, as configurações exóticas de Léon começaram a chamar atenção no mundo da náutica. Os seus motores logo ganharam fama por serem compactos, potentes e confiáveis. Chegou a projetar motores com 32 cilindros!
Ao fim de apenas dois anos, os motores de Levavasseur já equipavam inúmeros barcos de corrida, com vitórias em todas as categorias existentes na época. Foi então que na fábrica Antoinette recebeam do Brasil a encomenda de um motor muito especial. O pedido vinham em nome de Alberto Santos Dumont, considerado um dos pais da aviação. Santos Dumont pedia a Léon que lhe fornecesse um motor para o seu avião 14 Bis (abaixo).
O motor escolhido e projetado foi um V8, com impressionantes 50 cv de potência máxima e apenas 86 kg de peso. Esta relação peso/potência revelou-se imbatível durante 25 anos. Resultado? O 14 Bis tornou-se o primeiro objeto mais pesado que o ar a levantar voo sem assistência (a traquitana dos irmãos Wright necessitava de impulso). Corria o ano de 1906.
Depois de abandonar a Antoinette, Léon Levavasseur continuou a sua carreira como inventor, registrando patentes, ganhando prêmios e inventando sistemas que ainda hoje estão presentes no quotidiano da indústria automóvel, como por exemplo o arrefecimento do motor com uso de radiador, ou a injeção direta de combustível. Mais de 100 anos depois, as suas ideias continuam tão válidas como no dia em que saíram da sua cabeça. Impressionante!
Infelizmente, Levavasseur, o criador de algumas das maiores invenções da engenharia moderna, morreu em 1922 na miséria em 1922, aos 58 anos de idade. Hoje, 100 anos depois da sua morte AUTO&TÉCNICA e seus leitores agradecem a Léon pelo motor V8: obrigado!