597 Jagdwagen 1955, o esquecido Porsche anfíbio
O 597 Jagdwagen é, sem duvida nenhuma, um dos Porsche mais raro de todos os tempos, produzido em apenas 71 exemplares entre 1955 e 1958, dos quais apenas 49 se destinaram ao mercado civil, época em ainda longe de estar na moda veículos para uso todo-terreno.
O 597 nasceu de uma encomenda do novo exército alemão, que buscava uma pequena viatura para utilização em todo-terreno. A Porsche apresentou então esta proposta, como motor 1.6 traseiro e tração integral. Como mimos extras, podia flutuar e deslocar-se na água.
No entanto, apesar do 597 ser o melhor produto apresentado na concorrência, o modelo eleito pelo exército alemão acabou sendo o DKW Munga (conhecido no Brasil como Candango), mais simples, mais barato e construído pela Audi, que alegadamente teria maior capacidade de produzir as muitas unidades necessárias. Como curiosidade, Minga vem de “Mehrzweck UNiversal Geländewagen mit Allradantrieb”, que pode ser traduzido como “veículo multiuso universal fora de estrada com tração integral”.
Como o mercado civil não estava preparado para receber um veículo todo-terreno eficiente, mas espartano e caro, o projeto acabou sendo abandonado, tornando o pequeno TT de 900 kg num dos mais raros Porsche de todos os tempos.