70 anos desaparecido: encontrado o primeiro Land Rover
Um dos três Land Rover originais de 1948, exposto e lançado no Salão de Amsterdã daquele ano, foi finalmente encontrado, depois de várias décadas deixado ao abandono. Trata-se de uma unidade de pré-produção mas que deu ao mundo a primeira visão de um formato que hoje em dia é facilmente reconhecido como sendo de um Land Rover.
Depois disso foi comprado por um morador de Birmingham, que nao sabia do que se tratava e o adquiriu com uma restauração completa em mente. Mas o jipe acabou permanecendo até os dias de hoje abandonado num jardim, sem que essa restauração tivesse sequer começado.
Curiosamente, o local onde foi encontrado fica a apenas alguns quilômetros da fábrica da Land Rover em Solihull, onde a divisão Jaguar Land Rover Classic –a equipe por trás do programa “Land Rover Series I Reborn”- passa dias e noites recuperando alguns dos modelos mais icônicos destas duas fabricantes britânicas.
A essência deste modelo será mantida e até a cor original aplicada em 1948 (Light Green) será preservada. Todos os antigos donos deste exemplar vão receber um convite da Land Rover para visitar a unidade de Solihull, acompanhar todo o processo e compartilhar as suas experiências com o modelo.
Desnecessário dizer que este modelo é um marco na história da Land Rover, e a prova disso são os mais de 67 anos de produção contínua em Solihull desde o Série I até o Defender, sendo que durante todos estes anos houve sempre um componente em comum que manteve a mesma referência (ou part number) no catálogo da marca: as peças de alumínio onde se prendiam os elásticos da capota de lona.Por tudo isto, este modelo é muito especial para a Land Rover, que fará desta restauração um dos acontecimentos do ano que assinala o 70º aniversário da marca. “Este Land Rover é uma peça insubstituível na história automóvel. Começar a sua restauração aqui na Classic Works, onde podemos assegurar que será montado como se deve, é uma forma fantástica de começar o ano do 70º aniversário da Land Rover”, afirmou Tim Hannig, chefão da Jaguar Land Rover Classic.
Essa moda deveria pegar no Brasil. Onde estará o primeiro Fusca? E a primeira Brasilia? E o primeiro Corcel?