Última hora

55 ANOS DEPOIS: CUBA VAI IMPORTAR CARROS

Compartilhe!

cuba_large_194342

Demorou. Cuba suspendeu a proibição de importação de carros, que vigorava desde a Revolução Cubana de 16 de fevereiro de 1959. De lá para cá, os cubanos ficaram limitados aos carros que já estavam no país na época, à exceção dos poucos carros comprados de parceiros comunistas que chegaram às mãos dos cidadãos.

Depois de cerca de 55 anos de bloqueio, Raul Castro decidiu acabar com a proibição de carros novos em Cuba. Pode acabar assim uma das atrações daquele país, pois a maioria das estradas do país estão cheias de carros americanos dos anos 1940 e 1950 que foram mantidos rodando repletos de enxertos mecânicos pelas estradas e ruas, por serem a única opção para quem quer ter um carro. Agora que as pessoas podem importar carros novos, estes clássicos americanos vão provavelmente desaparecer lentamente. O que havia de melhor já havia sido levado há anos por colecionadores americanos, japoneses e europeus.

Até 2011, a venda de carros usados ​​entre indivíduos era ilegal. Os cidadãos tinham primeiro de adquirir uma licença especial do governo antes de poder comprar ou vender um carro usado.

Com as duas restrições agora levantadas, os cubanos poderão importar veículos novos para o país. No entanto, os novos veículos não vão ser baratos, pois todos os carros importados terão imposto de 100% para financiar o sistema de transportes públicos da ilha.


Compartilhe!
1714241593