CarrosSlide

FORD APRESENTOU O KA CONCEPT SEDÃ

Compartilhe!


Ka Concept 4-Portas_3 (640x374)

A Ford continua com seu esquema de apresentação de carros novos em regime de conta-gotas. Depois do Ka Concept hatch, a marca mostrou agora seu futuro carro global, de quatro portas, totalmente novo, o Ka Concept sedã. A promessa é que chegue com um bom “pacote” de tecnologia, além do desenho atual e adequado ao Brasil e outros mercados emergentes.

O Ka Concept quatro portas quer estabelecer novo padrão de qualidade e acabamento para os carros compactos. Desenvolvido no Brasil, no Centro de Engenharia e Design de Camaçari, na Bahia, o conceito traz uma nova tendência de estilo.

Ka Concept 4-Portas_1 (640x378)

Este conceito teve a sua primeira aparição realizada, ao mesmo tempo, em São Paulo e Nova Déli, Índia, antecipando a visão mundial da Ford para atender grandes mercados mundiais emergentes. Não era um carro real, e sim um modelo estático. No final de 2013, a Ford já havia mostrado, no Brasil e na Europa, a proposta do modelo hatch de quatro portas do Ka Concept. Como o nome diz, é um concept, e isso não significa que vá se chamar Ka; na Ford comenta-se que o nome Escort pode ser a escolha final.

Ka Concept 4-Portas_2 (640x361)

Os conceitos do Ka Concept sedã apresentados no Brasil e na India têm diferenças: o modelo indiano é um pouco mais curto e se chama Ford Figo Concept. Esses detalhes fazem parte da estratégia da marca de atender as preferências dos consumidores de cada mercado dentro do projeto global.

Ka Concept 4-Portas_4 (640x480)

O segmento de carros compactos representa 60% da indústria no Brasil e também é o que reúne o maior número de competidores. Os compactos de quatro portas, em isolado, representam 20% de todo o mercado. A categoria também vem crescendo em outras importantes regiões do mundo. Na Ásia-Pacífico, por exemplo, os veículos compactos deverão responder por um 33% das vendas da Ford até meados da década.

Com a apresentação do Ka Concept sedã, a Ford quer estabelecer novos padrões de qualidade e manufatura no segmento B e exceder as expectativas dos consumidores do Brasil e de outros grandes mercados mundiais. Uma das chaves para isso é o desenho sofisticado, que segue o novo padrão global da marca. A Ford mostra que a opção por um carro sedã compacto não significa comprometer o desenho ou soluções criativas.

O objetivo do seu projeto é trazer um novo nível de refinamento para o segmento de sedãs compactos, usando elementos encontrados em veículos mais caros. A grade dianteira trapezoidal é uma das características do design Ford, assim como o capô de aparência robusta. Os faróis alongados acentuam a esportividade do Ka Concept sedã.

O pára-brisa é bastante inclinado, para garantir perfil elegante, que transmite modernidade. O porta-malas, espaçoso, é proeminente, com linha elegante em harmonia com o conjunto do veículo. Segundo a marca, as formas do Ka Concept sedãs são mais do que um exercício de design. Elas foram aperfeiçoadas em centenas de horas de testes em túnel de vento para aprimorar a aerodinâmica, reduzir o ruído de vento e oferecer rodagem silenciosa. Os ajustes aerodinâmicos otimizam também a economia de combustível.

Por dentro, o Ka Concept sedã seráa repleto de porta-objetos e abre espaço para os avanços da tecnologia. Uma de suas novidades é o MyFord Dock, uma maneira de usar, guardar e recarregar aparelhos como celular e tocadores de MP3, integrados com o sistema de conectividade do veículo.

O novo carro pequeno da Ford, por enquanto chamado de  Ka Concept, chega na versão hatch em abril, e o três-volumes dois meses depois. Vai matar, numa tacada só, o Ka e o Fiesta antigo. Uma das novidades será o motor de três cilindros.

– – – Marcos Cesar Silva


Compartilhe!
1714479114