Última hora

Quebrada: britânicos querem ressuscitar a TVR

Compartilhe!

 tvr

Depois de comprar os direitos da TVR em 2013 que estavam nas mãos de um investidor russo, um grupo de admiradores de carros esportivos ingleses já planeja o lançamento de um novo modelo da TVR para os próximos dois ou três anos.

A marca, sediada em Blackpool, na Inglaterra, foi fundada em 1947 e fez fama com seus conversíveis e cupês –tendo chegado a ser o terceiro maior fabricante de carros esportivos do mundo– mas encerrou suas atividades em 2006. Quando um banqueiro russo comprou os direitos da TVR tudo parecia encaminhado para a produção de um novo modelo, mas em 2012 tudo parou, pois Nikolai Smolenski declarou falta de viabilidade financeira no projeto.

Agora, o milionário Les Edgar, que encabeça o grupo de inconsoláveis fãs do carro britânico que comprou a TVR no ano passado, já definiu que será necessário construir algumas unidades no Reino Unido para que os carros mantenham um certo apelo britânico. Agora, a renascida marca está abrindo um centro de Pesquisa e Desenvolvimento no sul de Inglaterra.

Apesar de ainda não estar definido o desenho do futuro modelo, Edgar disse que em breve será mostrada um protótipo estático. “Ainda não estamos preparados para dizer qual o tipo de chassi que ele terá, ainda que tenhamos estudado todos os tipos, desde um chassi tubular até uma carroceria completa de fibra de carbono”, adiantou, que construiu a fortuna na indústria dos jogos de computador.

O motor do futuro esportivo também ainda não está definido, mas Edgar afirmou que será um motor vindo de fora, posteriormente configurado na fábrica para alcançar o som e resposta do acelerador típicos dos TVR. Com apenas um modelo planejado para o futuro próximo, o grupo não descarta a possibilidade de novas edições dos modelos antigos da marca como o Speed Six (produzido entre 1999 e 2006, na foto). A idéia é de que sejam modelos “simples mas excitantes” e relativamente acessíveis, como sempre foram os TVR.


Compartilhe!
1714218404