Última hora

NISSAN RESSUSCITA MARCA DATSUN

Compartilhe!

A Nissan ressuscitando a extinta marca Datsun, três décadas após retirar de circulação os modelos que ajudaram a montadora japonesa a se tornar popular e construir seus negócios nos Estados Unidos. Agora, a Nissan vai usar o nome Datsun seja sinônimo de carros com preços acessíveis nos mercados emergentes. O Carlos Ghosn, presidente da marca, fez o anúncio da novidade na Indonésia, um dos três mercados no qual o carro será vendido, junto com Índia e Rússia, a partir de 2014.

Uma das posibilidades é que os carros da Dacia (no Brasil vendidos como Renault Sandero, Logan e Duster), possam vir a ser produzidos com a marca Datsun. Diz a história que o nome foi abandonado porque, nos Estados Unidos, Datsun soava muito parecido com “dead son”, ou filho morto em inglês.

Datsin 240Z, o primeiro "Z" da marca.

A marca surgiu no Japão em 1932, como DAT, depois Datson e Datsun. A partir de 1981, seu uso parou em todo o mundo, para unificar a linha de modelos sob a marca Nissan, segundo a montadora. A Nissan muitas vezes considerou rreviver a marca Datsun, porque estava associada a carros de preço baixo e confiáveis. Ghosn acredita que o nome Datsun ajudará a ampliar sua participação nos novos mercados, onde a montadora espera crescimento significativo nos próximos anos.


Compartilhe!
1714315740