Última hora

Lamborghini Asterion, o Minotauro de 900 cv

Compartilhe!

 

lamborghini-asterion-forca-e-racionalidade
A Asterion é a primeira Lamborghini híbrida Plug-in (PHEV), e extamente por isso vai ficar para a história. Como qualquer Lamborghini, não deixa ninguém indiferente às suas linhas.

Acabou de ser apresentada em Paris. A belísima Asterion LPI 910-4 -ainda um conceito- é uma demonstração da tecnologia PHEV e, segundo a marca italiana, “pioneira de uma nova visão de mobilidade”. Este é também um carro que poderia ser “realisticamente produzido hoje, utilizando tecnologias atualmente disponíveis”, acrescentam os responsáveis da Lamborghini.

Concebido e desenvolvido inteiramente in-house pela Lamborghini, vem equipado com um sistema híbrido que integra o motor de combustão 5.2V10, combinado com três motores elétricos. No total, o conjunto consegue obter uns absurdos 910 cv,  o suficiente para acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3 segundos! Velocidade máxima: 320 Km/h. Muito interessante para um híbrido!

Capaz de rodar com energia puramente elétrica durante cerca de 50 km, o Asterion tem “estrutura tecnologicamente inovadora” em fibra de carbono, muito leve portanto e ideal para desempenho alto combinado com consumo moderado, de 24,5 km/litro em ciclo combinado.

Sobre esta estrutura, a marca conseguiu um desenho muito interessante que, apesar de novo e inesperado, continua a ser, sem erro, uma Lamborghini. A pintura em Blue Elektra escolhida para este modelo reforça a impressão agressiva do modelo, novamente apurado pelo Centro Stile da Lamborghini.

Uma verdadeira obra de arte sobre rodas que poderá ser realidade em breve. E uma curiosidade. O nome Asterion vem do mítico Minotauro (não o lutador de MMA, claro), figura híbrida associada à fusão do intelecto com o instinto, parte humana, parte touro. A Lamborghini mantem-se assim fiel à denominação dos seus modelos com nomes do mundo dos touros, aliando a força animal com a racionalidade humana. Ou irracionalidade, em se tratando de um carro de 900 cv…


Compartilhe!
1714242485