Última hora

Esta será a nova placa dos veículos brasileiros (e do Mercosul)

Compartilhe!

O Mercosul apresentou no último dia 8 de outubro, em Buenos Aires, Argentina, a nova placa única para veículos da região. Começará a ser usada a partir de 2016 na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela. A principio, só serão aplicadas aos carros zero quilômetro licenciados a partir de 1 de janeiro daquele ano, mas ainda sem data, será aplicada ao restante das frotas.

images7C5T44X6

No anúncio do novo sistema de placas há quase um mês havia faltado a regulamentação da medida, que agora já está disponível. A grande novidade será a aplicação de cores diferentes para identificar os diversos tipos de veículo. Isso já é usado no Brasil, mas não em outros países. A diferença estará na cor das quatro letras e três números que identificarão os carros,  ônibus e caminhões, e na cor das três letras e números das motos. As letras ficarão separadas duas a duas pelos números, para evitar a formação de palavras.

As cores que serão aplicadas são as seguintes:

Veículo Particular: caracteres pretos.

 Veículo Comercial: caracteres vermelhos (cor Pantone Fórmula Sólido Brilhante 186C). Inclui ônibus, camonhões, táxis e outros veículos que prestam serviços a terceiros.

Veículo Oficial: caracteres azuis (Pantone Fórmula Sólido Brilhante 286C). Inclui carros de frotas do governo, municipios, forças de segurança e bombeiros

Veículo Diplomático/Consular: caracteres dourados (Pantone Fórmula Sólido Brilhante 130C). Para carros de embaixadas e consulados.

Veículo Especial: caracteres verdes (Pantone Fórmula Sólido Brilhante 341C). Carros em fase de testes ou protótipos.

Veículo de Coleção: caracteres prateados (SwopPantone Grey). Para modelos com mais de 30 anos de fabricação, em perfeito estado de conservação e com certificado de originalidade.


Compartilhe!
1714279197