Tecnologia

Reprovado: novo Toyota Prius devolvido para o design

Compartilhe!

Um relatório interno da Toyota indica que, no momento em que já era aguardada a aprovação final para a próxima geração do híbrido Prius, os chefões da empresa recusaram o novo desenho do modelo e requisitaram dos projetistas um estilo mais emocional e esportivo. É a típica situação em que cabeças rolam…

UAEET0HR

Uma fonte da Toyota explicou algumas das razões que podem estar na base do atraso da chegada do novo Prius. Este era um projeto cuja fase de pesquisa e desenvolvimento devia estar terminada no início de 2013, mas no momento da aprovação final os executivos da marca japonesa não ficaram satisfeitos com as imagens apresentadas e mandaram de volta o modelo para as equipes de design. Isso ocorreu no ano passado, em abril.

Mitsuhisa Kato, Vice-Presidente da marca e responsável pelo desenho do Prius, explicou que outras situações haviam causado o adiamento do projeto, mas os ornalistas apuraram com vários dirigentes da Toyotra que o desenho ficará “abaixo de fantástico” e não receberia aprovação. Esta situação está também relacionada com o foco que o presidente da Toyota tem dado à questão do visual de seus automóveis, com Akyo Toyoda investir também no reforço deste departamento.

Já era sabido que o Toyota Prius, que deveria entrar em produção no início do próximo ano, apenas vai estar na linha de montagem no final de 2015. Ainda são poucos os detalhes relativos à nova geração do híbrido, mas outra questão que tem retardado a chegada do modelo tem a ver com as inovações tecnológicas que ele irá reeber, entre as quais um novo sistema de propulsão híbrida e uma nova plataforma modular. Estas questões juntam-se ao desenho, com os executivos pedindo uma imagem mais emotiva, longe do seu estilo racional atual e dedicado à consciência ambiental. O objetivo é criar um apelo mais jovem e esportivo, para atrair novos públicos.

Ainda relativo ao quesito desenho, é certo que o Toyota Prius irá já apresentar uma nova filosofia de estilo, bem diferente dos demais carros da marca. As linhas do híbrido devem sofrer forte influência do conceito C-HR, que foi mostrado esse ano no Salão de Paris (foto), devendo o novo Prius incorporar, por exemplo, a grade com desenho mais agressivo.

 


Compartilhe!
1714384628