Última hora

Escândalo VW: chefão de design pede as contas

Compartilhe!

Walter De Silva, de 64 anos, que  chefiou a área de desenho de todas as marcas do Grupo VW nos últimos nove anos, vai se aposentar no final do mês.

Walter-de-Silva-352

O designer-chefe do Grupo Volkswagen, Walter Maria De Silva, anunciou que vai deixar o cargo de novembro. Em comunicado, o desenhista diz que, no entanto, continuará ligado ao grupo alemão com funções consultivas. De Silva deixará ainda as funções de presidente da Italdesign Giugiaro, cargo que exercia desde o dia primeiro de setembro.

Walter De Silva foi durante os últimos nove anos o chefão máximo da área de desenho dos modelos do grupo alemão, tendo assinado projetos como o VW up!, Polo, Golf 6 e 7 e Audi R8 e A5, por exemplo, mas também a grade “single frame” da Audi, entre outros. Antes disso, o italiano já tinha ganhado notoriedade na Fiat e Alfa Romeo.

A saída de De Silva, uma espécie de aposentadoria antecipada, faz parte do plano de reorganização da estrutura da VW, em consequência do recente “escândalo das emissões” que afetou a marca alemã. O jornal alemão “Handelsblatt” adiantou que o Grupo quer cortar o orçamento do departamento de desenho em US$ 110 milhões. Isso pode ter acelerado a decisão de De Silva

Agora fica a ser esclarecido se a Volkswagen nomeará um novo responsável geral pelo desenho dos modelos do grupo ou se simplesmente extinguirá o cargo.

 


Compartilhe!
1714335436