Última hora

Carros brancos foram os mais vendidos em 2016

Compartilhe!

Apesar dos esforços de algumas montadoras, as cores preferidas dos brasileiros são prata e preto e seus derivados. Mas no resto do mundo a coisa não muda muito. A PPG Industries, fornecedora de tintas e vernizes para automóveis, divulgou os seus dados anuais sobre a popularidade das cores de carros e concluiu que os consumidores preferem veículos com tonalidades neutras. Mais de 75% de todos os veículos fabricados no mundo em 2016 eram na cor branca, preta, cinza ou prata, sendo que o branco foi a cor preferida pelos motoristas: 38% (em 2015 era 35%).

2016_dodge_challenger_blanco_white_cars

A cor preta (16%), a prateada (12%) e a cinzenta (10%) completam o Top 4 das cores preferidas para automóveis. Embora a pesquisa da PPG tenha descoberto que quase 60% dos motoristas norte-americanos e europeus identificam a cor como fator importante na hora de comprar o carro, a popularidade dos veículos azuis, verdes, dourados e vermelhos permaneceu inalterada em relação a 2015.

2016-sa-color

A tendência regional da PPG destaca os seguintes dados para o ano 2016:

América do Norte: branco (25%) preto e prata (empatados em 19%), cinza (12%), vermelho e azul (empatados em 10%).

América do Sul: branco (37%, próximo ao nível de popularidade global), com o prata (29%) em segundo, preto (12%), cinza (10%) e vermelho (8%) completam os cinco primeiros.

Europa: branco (33%), seguido do cinza (18%), preto (16%), prata (10%), azul (8%), dourado e vermelho (empatados em 7%).

Ásia-Pacífico: branco (47%, com margem de liderança maior que em qualquer outra região), seguido do preto (14%),  dourado (11%), prata (10%) e vermelho (7%).

“Embora a cor dominante seja o branco, há mais variedade nas preferências de cores de acordo com o mercado e tipo de veículo”, afirmou Jane E. Harrington, responsável pelo Estilo de Cores e Revestimentos da divisão Automóvel da PPG. “Por exemplo, na América do Norte, o prateado é a cor principal para os veículos compactos, enquanto o preto é o preferido para os esportivos. As cores metálicas são populares entre os homens americanos e europeus, enquanto as mulheres desses mesmos mercados preferem efeitos em pérola nos seus carros”, completou Harrington.

2016autocolor_infographic

Relativo aos modelos para este ano e o próximo, a responsável aponta o azul como a cor dominante: “Nos nossos dados de 2016, o azul aumentou 3% para o segmento dos compactos, médios e de luxo. Além disso, o azul tem estado muito presente em grande volume nos últimos três anos no Salão de Detroit”.

 

 


Compartilhe!
1714319628