Tecnologia

Mais da metade da indústria não acredita nos carros elétricos

Compartilhe!

Uma nova pesquisa realizada pela KPMG entre principais executivos do setor automotivo indica que 62% deles não acreditam que os veículos elétricos sejam realidade no futuro, devido a questões de infra-estrutura.

electric_cars_electric_vehicles_72

Após a entrevista de quase 1000 executivos de empresas do setor automotivo, a pesquisa concluiu que 78% dos entrevistados acredita que as células de combustível de hidrogênio são a “verdadeira inovação” na mobilidade sem emissões, porque utilizam as infra-estruturas existentes e veículos mais tradicionais.

Nos últimos anos, muitas marcas têm apostado nos veículos elétricos e nos veículos movidos a células de combustível de hidrogênio, acreditando que um dois caminhos será o futuro. A Audi, por exemplo, está desenvolvendo veículos elétricos e a hidrogênio, e a Toyota, que acredita bastante na tecnologia de células de combustível de hidrogênio, criou recentemente uma divisão de veículos elétricos.

Além disso, a Hyundai afirmou no ano passado que estava trabalhando em híbridos plug-in como “um passo intermediário antes da chegada, nas próximas décadas, dos veículos movidos a células de combustível de hidrogênio”.

Ainda em relação aos elétricos, os entrevistados afirmaram que o sucesso ou insucesso dos carros elétricos dependerá de ações coordenadas para criar infra-estruturas adequadas para um uso urbano e de longa distância.

Além do debate “elétrico x hidrogênio”, a pesquisa indica também que 76% dos executivos acreditam que os veículos com motores de combustão interna ainda irão permanecer importantes durante bastante tempo. Já 53% acreditam que os motores a diesel estão cotados ao desaparecimento a médio prazo.

De qualquer forma, o Brasil continua fora do circuito. Carros elétricos ou híbridos não são tradados aqui pelas montadoras com a seriedade e pressa que merecem.

Confira aqui o estudo da KPMG (em inglês).


Compartilhe!
1714215445