Tecnologia

Nem sempre a roda precisa ser redonda

Compartilhe!

Se você acredita que não é possível reinventar a roda, é bom pensa outra vez! A DARPA conseguiu fazer isso…

A façanha foi conseguida na sequência do programa de desenvolvimento de novas tecnologias do Ground X-Vehicle Technologies (GXV-T), patrocinado pelas Forças Armadas norte-americanas. Mais precisamente, ao desenvolver uma nova roda que consegue se transformar em lagarta. E vice-versa.

Denominada “Reconfigurable Wheel-Track” (RWT), algo como “Roda-Lagarta Configurável”, esta criativa variação da roda combina as vantagens das rodas como as conhecemos (redondas), em especial para altas velocidades, com as capacidades “offroad” garantidas pelas lagartas. Destaque para sua capacidade de transformação, em cerca de dois segundos, do formato redondo para um sistema triangular. E com o veículo em movimento.

 A RWT foi, originalmente, criação da área de Engenharia Robótica da Carnegie Mellon University, sendo que a aplicação inicial da tecnologia deverá ser militar. Isso porque a solução garante, segundo os militares, “melhora instantânea na mobilidade tática e manobrabilidade, nos mais diversos terrenos”.
DARPA Reconfigurable Wheel-Track 2018

A “reinvenção” da roda é apenas uma das tecnologias inovadoras desenvolvidas por este programa da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, ou DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency). Entre outras estão ainda o motor elétrico acoplado na roda, já com transmissão integrada, assim como a suspensão multi-modo para terrenos extremos.

Esta nova suspensão, desenvolvida pela empresa Pratt & Miller, é capaz de funcionar de forma independente, por roda, apresentando curso verdadeiramente invulgar, de 1,8 metros— 1.066 mm para cima e 762 mm para baixo. Característica especialmente importante, em especial em terrenos muito ruins, permitindo manter a carroceria sempre nivelada horizontalmente, mesmo quando o veículo está circulando em grandes inclinações.

Confira abaixo o vídeo divulgado pela DARPA, que exibe estas e outras tecnologias.

 

Compartilhe!
1714324009