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FIAT ROMPE PARCERIA COM A PEUGEOT CITROËN

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A Fiat anunciou ontem (26/07) que vai deixar a parceria que tem com a Peugeot na fábrica de Sevelnord, norte da França.  O documento foi assinado ao mesmo tempo em que a PSA conseguiu fazer um acordo com o sindicato dos trabalhadores, congelando os salários dos funcionários. Na unidade, Fiat e Peugeot faziam vans e comerciais leves. A saída dos italianos confirmou a decisão anunciada pela Fiat no início deste mês e a fábrica francesa assumirá o controle total da instalação até o final deste ano.

Com a saída da Fiat, a unidade produtora de Sevelnord passa a ser mais uma das muitas fábricas da PSA ameaçadas de fechamento. A fabricante francesa dependem de ajuda do governo para não fechar as portas. Por outro lado, a PSA assinou acordo com a Toyota, e isso pode dar algum fôlego
para a montadora.

A produção de vans para os japoneses vai começar ainda este ano, e o projeto é de montar de 90 mil utilitários por ano. Em 2011, 20 mil destes comerciais foram para a Fiat e as demais para a Peugeot e Citroen. A Toyota espera comprar até 10 mil unidades a cada ano.

No meio dessa turbulência, a PSA Peugeot Citroën emitiu hoje (27/07) comunicado em explica estar animada com os planos do governo francês, que pretende apoiar a indústria automobilística local. A PSA considera que a medida irá melhorar a competitividade do setor, em profunda
crise.

As ações ainda não foram reveladas, mas deve incluir incentivos à construção de veículos ecológicos. Para isso, o governo francês estaria disposto a se comprometer a comprar 25% da produção de carros elétricos e híbridos produzidos. A idéia é que estas tecnologias permitam que esses veículos sejam vendidos a preços mais acessíveis.

A PSA anunciou que vai se envolver na campanha “Made in France”, para melhorar a desgastada imagem dos veículos locais junto aos consumidores franceses.


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