Última hora

Gigante: FCA e PSA confirmam acordo de fusão

Compartilhe!

Os grupos PSA e Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciaram um acordo de fusão –que dará origem ao quarto maior grupo automóvel do mundo– para enfrentar a nova era da indústria automotiva que será marcada pela eletrificação e pela conectividade.

“A combinação deverá unir os respectivos pontos fortes de cada marca dos Grupos, por meio dos segmentos de Luxo, Premium, Veículos de Passageiros, SUV e de Comerciais Leves e Pesados, tornando-as mais fortes em conjunto”, diz o comunicado.

O novo gigante do cenário automotivo será assim composto por cinco marcas da PSA (Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall), e sete da FCA – Fiat Chrysler Automobiles (Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Chrysler, Dodge e Jeep).

Os dois grupos estimam transações no âmbito das sinergias no valor de US$ 4 bilhões sem fechamento de fábricas, e a nova empresa resultante desta fusão terá valor de lucro operacional superior a US$ 12 bilhões. Espera-se que 80% das sinergias sejam alcançadas ao fim de quatro anos.

Será criado um conselho de administração para a nova empresa sediada na Holanda, com 11 membros, dos quais cinco serão da PSA e os outros cinco da FCA, cabendo ao atual chefão da PSA, o português Carlos Tavares, o papel de CEO, ficando o chefão da FCA, John Elkann, como Chairman.

 


Compartilhe!
1714242934