Blog dos Caruso

Como se imaginava os anos 2000 em 1899

Compartilhe!

Por muito tempo, a referência “anos 2000” remetia a uma distante representação do futuro. Carros voadores, robôs para tarefas do dia a dia, submarinos, helicópteros e outras engenhocas faziam parte do imaginário das pessoas, estimuladas por livros de Julio Verne ou cartoons como “Os Jetsons” ou filmes de ficção científica. Esse sonhado futuro chegou há 20 anos, mas bem diferente do que havia sido imaginado.

Nos anos de 1899, 1900, 1901 e 1910, Jean-Marc Côté e outos artistas franceses foram convidados para imaginar como seria a vida nos anos 2000. Na época, pelo menos 87 ilustrações foram criadas com imagens futuristas. Eram cards que vinham em caixas de cigarros e charutos e, depois, se transformaram em cartões postais.

A série ganhou o nome de En L’An 2000 (“No Ano 2000”, em francês) e estes 87 cartões conhecidos trazem as mais diversas divagações sobre como seria o futuro, ou seja, o mundo em que vivemos hoje. Apesar de terem acertado algumas coisas que estavas por vir neste século, os artistas abusaram da criatividade, com asas acopláveis para uso de profissionais e conquistas submarinas que nunca aconteceram.

As 87 ilustrações tinham como objetivo serem exibidas na “Exposição Universal” de 1900, em Paris, virada do século 19 para o século 20. Por falta de verba, a série foi interrompida e ficou esquecida, até ser redescoberta pelo escritor futurista Isaac Asimov, que publicou as ilustrações no livro “Futuredays: A Nineteenth Century Vision of the Year 2000” (não disponível em português).

Por isso, é interessante conhecermos algumas destas previsões feitas pelos artistas franceses, sobre como seria a vida neste século. Confira:



Compartilhe!
1714331498