Última hora

Luto: morreu Fritz D’Orey

Compartilhe!

Fritz d’Orey, o piloto brasileiro que chegou à Fórmula 1 e fez trës GPs em 1959, morreu dia 31 de agosto em Cascais, Portugal, aos 82 anos. D’Orey foi o quarto brasileiro a correr na Fórmula 1, depois de Chico Landi, Gino Bianco e Hermano da Silva Ramos. Na verdade, Bianco nasceu na Itália e Silva Ramos na França.



Nascido no dia 25 de março de 1938 em São Paulo, Frederico José Carlos Themudo d’Orey era chamado de “Portuga” na sua infância. Paulistano de nascimento, era filho de portugueses e tinha dupla nacionalidade.

Os 31 pilotos brasileiros que já correram na Fórmula 1 - Listas - BOL



Foi um dos primeiros pilotos com licença esportiva brasileira a tentar uma carreira internacional. Correu na Fórmula Júnior e adaptou-se bem. Rapidamente surgiram algumas oportunidades para experimentar a Fórmula 1, o que aconteceu no GP de França de 1959, com um Maserati 250F alugado da Scuderia Centro Sud. Terminou em 10º lugar.

Fritz acelerando a Ferrari em 1960



Seguiu-se o GP de Inglaterra, onde foi obrigado a desistir. Inscrito nas provas seguintes —GP da Alemanha e de Portugal— não alinhou para a largada, mas regressou no GP dos Estados Unidos, com a equipe Camoradi, ao volante do Tec-Mez com motor Maserati, largando em 17º lugar no grid, mas abandonou na sexta volta, devido a um vazamento de óleo.

Zdravko on Twitter: "Fritz d'Orey 🇧🇷 in Maserati 250F made his #F1 debut  at Reims with Scuderia Centro Sud. #OTD 1959 #FrenchGP  https://t.co/zd4P1AIvz0"



Em 1960, um grave acidente nos treinos da “24 Horas de Le Mans”, quando uma Ferrari, acabou com sua carreira como piloto e impôs uma recuperação de oito meses (foto abaixo).

1960 Fritz D'Orey Le Mans Practice Crash - The Fastlane Motorsports Forum



Voltou para o Brasil, estabelecendo-se como empresário da construção civil, e mais tarde regressou a Portugal, tendo vivido no Estoril até à data da sua morte.


Compartilhe!
1714350224