Última hora

Segurança: Latin NCap rebaixa Hyundai HB20 para uma estrela

Compartilhe!


Más notícias para a Hyundai. O HB20 foi rebaixado de quatro para apenas uma estrela em segurança, após teste realizado pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCap).

Latin NCap rebaixa Hyundai HB20 de 4 estrelas para  uma

Nesta nova avaliação, que substitui a feita em 2019 patrocinada pela marca sulcoreana, o HB20 na sua versão básica (com airbags frontais apenas) ofereceu menos proteção na região do tórax do ocupante adulto do que o aferido no teste original, ultrapassando os limites biomecânicos máximos aceitos para o corpo no teste de impacto lateral.

Latin NCap rebaixa Hyundai HB20 de 4 estrelas para  uma


O Latin NCap esclarece que não encontrou nenhuma diferença estrutural de construção entre os veículos usados em cada um dos testes, mas sim no comportamento da deformação: “A deformação da estrutura parece ser a mesma, com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no ‘crash test dummy’ (o boneco usado normalmente nestes testes). Notamos desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro”.


Em 2019, o HB20 conquistou quatro estrelas na avaliação da proteção do ocupante adulto; a classificação para a segurança de ocupante infantil permaneceu nas mesmas três estrelas. A grande queda da nota de avaliação aconeceu porque, pelas regras da entidade, que deixa o resultado limitado a -no máximo- uma estrela se for registrada alguma área crítica do corpo atingida no teste.

A Latin NCap solicitou à Hyundai explicações sobre as diferenças aferidas nos testes, mas a marca não havia respondido até o momento da divulgação dos dados. O organismo anunciará os primeiros resultados de avaliações de 2020 e os novos protocolos que serão aplicados no final deste mês.

Confira noo vídeo abaixo o teste de colisão que reprovou o HB20.




Compartilhe!
1714381392