Última hora

O Duster é careta? Nada disso…

Compartilhe!

Inicialmente tratado como um exercício de estilo, o kit da alemã Prior Design -especializada em conjuntos aerodinâmicos- para o Duster tornou-se realidade, chegou ao mercado europeu e custa menos de 4000 euros.

por Ricardo Caruso

Dacia Duster Prior Design

Há alguns meses a Prior Design apresentou o conceito Dacia Duster Widebody e, como a aceitação foi muito boa, a empresa de “tuning” (sim, isso ainda existe, e em alto nível…) alemã decidiu que era o momento de passar das ideias para as atitudes, e tornou realidade o kit que até agora era conhecido apenas em um protótipo do carro.

Compatível com todos os Duster a partir de 2018 (inclusive os brasileiros), este kit de carroceria custa 2999 euros, aos quais se juntam ainda outros 299 euros pedidos pelo “spoiler” traseiro. Se converter para o desvalorizado real. fica um número grande. Mas é feito para quem ganha em euros e gasta em euros.

Como podemos ver pelas fotos, este kit inclui para-lamas mais largos, generoso spoiler dianteiro, novas saias laterais, difusor traseiro e spoiler traseiro (opcional).

Dacia Duster já tem tuning da Prior Design

Já as rodas e pneus de maiores dimensões, a suspensão rebaixada e a dupla saída de escapamentos presentes no Duster das imagens, não fazem parte do kit, e não sabemos se a empresa alemã vai disponibilizar estes itens ou se devem ser adquiridos no mercado.

Também presentes nas primeiras imagens oficiais estão o “santoantonio” e freios de maiores dimensões com as pinças pintadas de vermelho.

Apesar de conferir ao Duster um visual musculoso e diferente (e que vai chamar muita atenção), este kit não é particularmente caro de produzir, algo que se reflete no preço praticado pela Prior Design, abaixo de 4000 “dinheiros”.

Para produzi-lo, a empresa alemã recorreu a uma mistura de fibra de vidro e Dura-Flex, materiais que permitem manter os custos de produção baixos, sendo fácil de pintar e bastante estável.

Neste momento a Prior Design já está aceitando encomendas de todos os que queiram transformar o seu Duster, vendendo tanto o kit completo como os seus componentes em separado. Infelizmente, inviáveis em custo para os brasileiros…


Compartilhe!
1714222777