Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Acredite: esta Alfa Romeo é um Mazda Miata…

Compartilhe!

O Mazda MX-5, também conhecido por Miata, sem dúvida alguma é uma referência em termos de carro esportivo, e que justifica o enorme sucesso que fez. Inspirado nos pequenos esportivos britânicos dos anos 1960 e 1970, vários são os kits que alteram o visual do MX-5, para que o japonesinho se assemelhe aos britânicos.

Agora, Ant Anstead, um dos apresentadores do programa britânico “Wheeler Dealers”( “Joias Sobre Rodas), desenvolveu um kit onde, com base num MX-5, cria um automóvel de competição dos anos 1930, mais precisamente uma Alfa Romeo 158, visualmente idêntica à que venceu o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, em 1950.



A vantagem desta transformação é ser barata, cerca de US$ 10 mil, ou seja, muito inferior ao valor de um automóvel da época e, no final, o custo de manutenção é também mais baixo. Tudo o que é necessário é um Mazda MX-5 da segunda geração, conhecido por NB.

O Miata, que era produzido na fábrica de Hiroshima da Mazda, teve seu lançamento no Salão de Chicago de 1989. O MX-5 está em sua quarta geração, cada uma identficada por códigos de duas letras, a primeira sendo a NA (1989-1997), seguida pelas gerações NB (1998-2005), NC (2005-2015) e pela atual, a ND (2015-Presente).



O Alfa Romeo Tipo 158 estreou-se nas pistas em 1938, mas conheceu uma carreira longa e de sucesso, ficando marcado por ter sido o primeiro modelo a conquistar o título mundial de Fórmula 1, em 1950 com o piloto Giuseppe Farina. A designação 158 vem do fato do carro ter motor de 1.5 e oito cilindros.
O kit, batizado de Tipo 184, alusão ao nome original do 158, pois tem por base o motor de 1,8 litros de cilindrada e quatro cilindros.Vem pintado de vermelho, as cores dos 158 da época, e tem ainda incluído um “santoantonio” (ou “rollbar”) aprovada pela MSA.

Obviamente que o kit não é fiel e nem prodigioso em detalhes, mas o que conta aqui é o visual e não a originalidade. Vem ainda com escapamento com oito saídas, apesar de só quatro serem funcionais, devido ao menor número de cilindros. Além disso, tem ainda capas para serem aplicadas nos discos de freio, para assim criar maior originalidade, imitando os tambores. Atualmente, estão disponíveis apenas 10 kits, que estarão à venda aina neste mês de janeiro.

Alfa Romeo 158 Alfetta Kit Car Costs $10k Excluding Donor Mazda MX-5 Miata  - autoevolution



Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español