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ASTON MARTIN: HIDROGÊNIO NA PISTA

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A Aston Martin está pronta para entrar para a história na próxima edição da “24 Horas de Nürburgring”, que acontecerá de 19 a 20 de maio. A marca britânica vai correr com uma inédita versão híbrida gasolina-hidrogênio de seu sedã quatro portas, o Rapide S. Este será assim o primeiro veículo movido a hidrogênio a competir num evento internacional, além do primeiro veículo de zero emissões a competir na “24 Horas de Nürburgring”.

Este protótipo a hidrogénio, conhecido como “Green Hell” (“inferno verde”, apelido da parte antiga do circuito de Nurburgring), tem por base o novo Rapide S e está equipado com uma versão adaptada do motor 6.0V12, capaz de funcionar a gasolina ou hidrogénio, ou com mistura de ambos. Uando hidrogénio, a autonomia máxima é de 250 km e a emissão apenas de vapor de água. O Rapide S Hybrid Hydrogen vai fazer a volta de aquecimento unicamente a hidrogênio, sem qualquer emissão de CO2.

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O sistema foi desenvolvido em parceria com a empresa Alset Global e permite que o hidrogênio seja utilizado como combustível, não se tratando, portanto, de um sistema elétrico de célula de combustível, mas sim de um motor de combustão interna de ciclo Otto.

O Rapide S Hybrid Hydrogen conta com quatro reservatórios de alta resistência em fibra de carbono, que podem armazenar até 3,5 kg de hidrogênio, a uma pressão de 350 bar. Dois deles estão alojados perto do piloto, e dois estão no porta-malas. Já o motor a gasolina será um 6.0V12, semelhante ao do Aston Martin Rapide S de ru, diferenciando-se apenas com um pequeno detalhe: a adição de dois turbocompressores.

O Rapide S Hybrid Hydrogen competirá com 150 outros carros no traçado de 25 km de extensão, que representa uma combinação do mítico circuito de Nordschleife (conhecido como “Inferno Verde”) com a atual pista de Fórmula 1.


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