Barato: Citroën prepara o novo C3, elétrico, para a Europa
O próximo Citroën C3 europeu terá uma versão 100% elétrica, batizada de ë-C3, e a marca promete preço baixo, suficiente para incomodar os chineses. Na faixa dos US$ 25 mil, o novo ë-C3 antecipa-se à Renault e Volkswagen no lançamento de um elétrico para o segmento de carros pequenos com preço competitivo.
por Marcos Cesar Silva
A informação veio de Thierry Koskas, diretor executivo da Citroën, durante uma entrevista a jornalistas especializados. “A Citroën quer tornar a mobilidade elétrica acessível a todos”, explicou. Com esta meta de preço (US$ 25 mil) em mente, a Citroën não esconde quem serão os seus principais rivais. Tanto a Renault como a Volkswagen já estabeleceram que o Renault R5 (para 2024) e o ID.2 (para 2025), respectivamente, também vão ter preços começando em torno dos US$ 25 mil.
Importante não esquecer que a Dacia/Renault já tem na Europa um modelo 100% elétrico no mercado mais acessível, o Spring, que é o Kwid E-Tech vendido aqui. O Citroën ë-C3 vai se posicionar num segmento de mercado acima. Será maior (cerca de 4,0 m de comprimento), enquanto o Spring tem 3,73 m; e promete ser melhor equipado. “Ele terá absolutamente todo o equipamento necessário para um carro do seu segmento”, garantiu Koskas.
A Citroën ainda não divulgou nenhum dos detalhes técnicos do novo ë-C3, mas durante esta entrevista, o executivo da marca francesa confirmou que este elétrico terá autonomia superior a 300 km. O que mais uma vez o distancia da proposta da Dacia, que traz 230 km de autonomia na versão de 45 cv.
Apesar de não confirmado de forma oficial, é seguro afirmar que o Citroën ë-C3 vai ser equipado baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estas são mais baratas do que as baterias tradicionais de ions de lítio (NMC, ou níquel, manganês e cobalto), mas que se caracterizam por ter uma densidade energética.
Com uma relação muito próximo do C3 que a Citroën apresentou no ano passado para a Índia e para o Brasil (América do Sul), o novo ë-C3 deverá usar uma versão atualizada da plataforma CMF-B da Stellantis. Será produzido na Eslováquia, na fábrica de Trnava, onde serão feitos os futuros C3 Aircross e Opel Crossland, também em 2024.
O novo ë-C3 vai iniciar uma revolução dentro da Citroën, colocando a marca francesa na rota dos modelos 100% elétricos acessíveis às massas. Mas não é só no preço que este modelo se destacará. Também deverá ser influenciado por muitas das soluções estéticas que a marca francesa apresentou no Oli, protótipo que os jornalistas europeus já experimentaram (abaixo).

Podemos esperar, com isso, uma imagem jovem e divertida do carro, como sempre foi com os Citroën C3. As formas deverão ser mais retilíneas que no modelo atual e deverá contar com elementos que em geral são encontrados em SUVs, como para-choques e bordas de para-lamas.
O novo Citroën ë-C3 vai ser apresentado ainda este ano, em outubro, mas as primeiras unidades só vão chegar às ruas no início de 2024. Para o Brasil, é uma possibilidade, mas a Stellantis não fala nada a respeito. O país ainda precisa se adaptar aos carros elétricos.