Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

BMW Concept XM: grade imensa. E potência idem…

Compartilhe!

A divisão Motorsport da BMW trabalha para melhorar ainda mais os carros da marca, e tinha apenas o esportivo M1 como modelo exclusivo. Por muito tempo, o desejo da Motorsport era fazer outro carro, próprio, que não fosse apenas algum carro da linha preparado (como se isso fosse pouco…) e finalmente conseguiu. O SUV Concept XM é o segundo modelo independente de produção da BMW M, e chega para assinalar os 50 anos da divisão esportiva da marca alemã.

por Marcos Cesar Silva

A BMW acabou de mostrar um dos seus conceitos mais marcantes dos últimos anos, o Concept XM, que será o segundo modelo independente assinado pela divisão M da marca alemã.

A versão de produção do BMW Concept XM será apresentada em 2022 e chegará ao mercado para marcar os 50 anos da divisão esportiva da marca de Munique.

BMW Concept XM

Disponível exclusivamente com uma versão híbrida, o BMW XM será construído na unidade de produção da BMW em Spartanburg (Carolina do Sul), nos Estados Unidos, que de acordo com a marca será o mercado mais importante deste modelo.

O Concept XM é um SUV de alto desempenho, de dimensões generosas, derivando direto do X7, o maior SUV da BMW. A dianteira até pode parecer familiar com sua tradicional grade bipartida, mas a verdade é que este XM estreia o desenho frontal dos próximos modelos de luxo da marca alemã, que não chega a ser unanimidade.

BMW Concept XM

Destaca-se naturalmente a grade dupla imponente, a “assinatura” luminosa bipartida (luzes diurnas no alto e faróis posicionados um nível abaixo e as entradas de ar laterais.

De lado, é um perfil tipico dos SUVs, ainda que sejam perceptíveis algumas influências estilo cupê. A linha de cintura bem elevada, as aberturas dos para-lamas superdimensionadas e as rodas aro 23 também não passam despercebidas, bem como o acabamento com pintura bicolor da carroceria.

bmw concept xm interior painel
bmw concept xm interior visto de lado
BMW Concept XM

Avançando para a traseira, destaque para as lanternas (que se prolongam pelas laterais) e a forma como o vidro traseiro foi integrado à carroceria, ao mesmo tempo que conta com o logo da marca em cada um dos lados da vigia, detalhe que nos remete de imediato para o BMW M1, até então o único modelo exclusivo da BMW M.

O formato das lanternas e as quatro saídas de escapamento -de desenho incomum- também não passam sem ser notados, bem como o logo criado para este modelo, que precisou da permissão da Citroën para adotar esta denominação XM.

bmw concept xm frente em movimento

Abrindo as portas e observando o habitáculo, é notória a preocupação na combinação de vários estilos, com a tecnologia do BMW Curved Display (com a mais recente geração do sistema iDrive) contrastando com a imagem “vintage” dos revestimentos em marrom claro dos bancos.

Atrás, nos bancos traseiros, encontramos uma espécie de sofá, com acabamento em azul escuro, que ajuda a criar a sensação de que estamos confortavelmente sentados num espaço de muito luxo.

Mas que ninguém se deixe enganar pela sensação de calma, requinte e conforto, porque este será o modelo de produção mais potente todos os tempos da BMW M.

Nas entranhas deste SUV XM encontramos um conjunto híbrido, que junta um motor V8 a gasolina com um motor elétrico, para ofrecer a potência máxima combinada de 750 cv e 101,9 mkgf de torque máximo; será esta a ideia para mover os futuros “M” de maiores dimensões.

bmw concept xm cinza traseira parado

A BMW não divulgou os dados de desempenho que este super SUV será capaz de oferecer, mas confirmou que o modelo será capaz de percorrer até 80 km em modo 100% elétrico.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español