Classic CarsTecnologia

Chevrolet 3100 renasce como picape elétrica

Compartilhe!

Empresas que oferecem conversões que transformam modelos antigos em veículos elétricos estão surgindo por todo os Estados Unidos. A mais recente é a Kindred Motorworks, com sede em San Rafael, Califórnia, que apresentou sua mais recente novidade: uma picape elétrica Chevrolet 3100.

por Ricardo Caruso

A 3100 é a picape de meia tonelada da Chevy produzida entre 1947 e 1953. Embora o seu desenho seja clássico, a experiência ao volante pode certamente ser melhorada, tornando-a assim uma candidata perfeita para a conversão em EV (electric vehicle).

O hardware elétrico consiste em um único motor elétrico que aciona as rodas traseiras e gera um pico de potência de 295 cv. Este motor é alimentado por uma bateria de 74 kwh que a Kindred estima ser apto a oferecer autonomia de até 320 km. Esta bateria, fornecida pela Kore Power de Idaho, leva cerca de nove horas para carregar em casa, usando um carregador intermediário.

A Kindred também atualiza outras áreas do modelo para padrões modernos, o processo comumente conhecido como restomodding. As principais atualizações incluem suspensão dianteira double-wishbone (dois braços triangulares sobrepostos), direção por pinhão e cremalheira, rodas de 17 polegadas, freios a disco, freio de estacionamento elétrico, vidros com acionamentos elétricos, abertura das portas e partida sem chave e um inversor de energia de 1.000 watts e 120 volts para suportar tomadas de energia montadas na caçamba e tomadas USB. A seleção de marchas é realizada por meio de um controle rotativo.

Outros mimos modernos incluem ar-condicionado, banco inteiriço e aquecido com um apoio de braço central recolhível, sistema de áudio de três alto-falantes, multimídia touchscreen com integração de smartphones para Apple CarPlay e Android Auto, carregamento sem fio para dispositivos móveis, câmera de visão traseira, limpadores de para-brisa modernos e faróis de LED para melhor visibilidade. O painel de instrumentos também mantém a aparência clássica, mas apresenta informações específicas para veículos elétricos.

A Kindred planeja iniciar a produção em 2024, e precificou a picape elétrica a partir de US $ 159 mil. A empresa planeja conversões semelhantes para o Ford Bronco original e o Chevrolet Camaro, bem como para a Volkswagen Kombi, e todas as conversões de EV da Kindred vêm com uma garantia total de um ano.


Compartilhe!
1713092029