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Chevrolet S10 2015 ganha motor ECOTEC de 206 cv

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Chevrolet S10 2015

Líder incontestável de seu segmento desde que foi lançada em 1995, a Chevrolet S10 tem uma boa novidade para 2015: é a primeira pickup com de motor flex equipado com injeção direta de combustível, tecnologia que proporciona redução do consumo e melhor desempenho.

Chevrolet S10 2015

Com quatro cilindros e comando de válvulas continuamente variável, o novo motor 2.5 ECOTEC tem 206 cv de potência máxima e 27,3 kgfm de torque máximo (com etanol). A potência é a maior na categoria, superando até mesmo concorrentes equipados com motor V6.

Chevrolet S10 2015

O novo motor Chevrolet substitui nas versões intermediária (LT) e de luxo (LTZ) o 2.4 Flexpower, de 147 cv de potência, que permanecerá apenas na versão de entrada (LS), que não sofreu mudanças. A S10 mantém ainda a opção 2.8 Turbodiesel, que no ano passado teve a potência aumentada para 200 cv após uma série de atualizações mecânicas.

Chevrolet S10 2015

Identificado pela sigla SIDI (Spark Ignition Direct Injection) na tampa traseira, o motor 2.5 ECOTEC trabalha junto com a transmissão manual de seis marchas e opção de tração 4×4 com reduzida de acionamento eletrônico e controle eletrônico de estabilidade, itens até então exclusivos da versão a diesel.

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Outra importante evolução do carro foi o trabalho de recalibração da suspensão dianteira e traseira, para deixar o conjunto mais rígido. Com a direção mais direta, a S10 fica mais adequada ao consumidor que procura um utilitário versátil para o uso urbano, sem perder a aptidão para pisos irregulares.

Chevrolet S10 2015

 O interior da S10 também passou por melhorias significativas, com reforços no isolamento acústico da cabine, adoção de novos materiais de acabamento no painel e equipamentos de série adicionais, dependendo da versão.

Chevrolet S10 2015

Com isso, a pickup Chevrolet amplia mais ainda seu leque de configurações na linha 2015. São duas opções de carroceria (cabine simples e dupla), duas de tração (4×2 e 4×4), três de transmissão (manual de 5 ou 6 marchas e automática de 6 marchas), três de acabamento (LS, LT e LTZ) e três de motorização (2.4 flex, 2.5 flex SIDI e 2.8 Turbodiesel), totalizando 14 conjuntos.

Motor novo

 O 2.5 ECOTEC reúne o que existe de mais atual em tecnologia: injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas continuamente variáveis e bloco de alumínio com camisa em ferro fundido nodular. Completam a lista o eixo balanceador, os pistões em alumínio com pino flutuante e resfriamento por jatos de óleo, além de bomba de óleo variável, controle eletrônico da temperatura do motor e sistema de partida a frio sem tanquinho.

 A injeção direta de combustível permite ao motor trabalhar com uma maior eficiência volumétrica, pois o combustível é injetado direto na câmara de combustão. O duplo comando de válvulas continuamente variável, ao mesmo tempo em que muda o tempo de abertura e fechamento das válvulas, aumenta o torque e a potência conforme a necessidade, otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões.

Chevrolet S10 2015

Outra particularidade do novo motor flex da S10 é o bloco de alumínio com camisas feitas de ferro fundido nodular, o que aumenta a vida útil do motor e facilita a manutenção. Já o eixo balanceador, por girar em sincronismo com o virabrequim, produz uma vibração de mesma intensidade, porém em sentido oposto, praticamente anulando as vibrações produzidas pelo conjunto propulsor. A tecnologia, modifica as características do motor, podendo ser comparado em suavidade de funcionamento a motores de maior número de cilindros, como os V6.

Os pistões de alumínio com pino flutuante oferecem menor atrito, o que resulta em maior eficiência energética, propósito também da bomba de óleo de vazão variável com dois estágios, enquanto o controle eletrônico da válvula de arrefecimento do motor permite maior precisão no controle da temperatura, otimizando a eficiência energética.

Chevrolet S10 2015

A adoção da injeção direta possibilitou eliminar o sistema auxiliar de partida a frio, o “tanquinho”, pois o combustível é injetado nas câmaras de combustão com altíssima pressão; com isso, o ar lá dentro se aquece e vaporiza o etanol e a gasolina. Para garantir a total eficiência neste processo, a pickup usa duas bombas de combustível: uma no tanque e outra no cabeçote.

Tração e transmissão

Além do novo motor, as versões intermediárias (LT) e top de linha (LTZ) da S10 flex recebem transmissão com uma marcha extra. A sexta marcha possibilita melhor escalonamento da transmissão, reduzindo com isso o consumo de combustível e os níveis de ruído, vibração e aspereza, principalmente em percursos rodoviários.

Outra novidade é a opção de tração 4×4, disponível até então apenas nas configurações a diesel. O equipamento oferece melhor estabilidade e dirigibilidade em pisos de pouca aderência ou acidentados. Com a reduzida ativada, é possível carregar e rebocar grandes cargas com maior facilidade.

O sistema é acionado por um seletor eletrônico posicionado no console central, que elimina a necessidade de alavancas e não possibilita o engate incorreto.

Conforto

A S10 passou também por evoluções dinâmicas. A pickup teve a suspensão dianteira e traseira recalibrada, com o objetivo de deixar o conjunto mais firme e com a direção mais direta. Uma das mudanças promovidas foi nas buchas, que passaram a ter maior rigidez. O resultado é um veículo mais estável em trechos urbanos -seu uso preferencial- e ainda confortável em pisos irregulares.

Essa sensação de requinte também é notada pelo menor nível de ruído na cabine, que recebeu um novo pacote de isolamento acústico.

Nas versões LTZ, o painel ganhou nova textura, mais suave ao toque, além de moldura central do painel e das portas e do volante em preto brilhante, contrastando com os detalhes cromados. O descansa-braço passou a ser revestido de cor cinza com pespontos.

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A lista de equipamento de série da versão LTZ também cresceu. Destaque para o Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a velocidade em descidas acentuadas sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior segurança.

Completa a relação os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (TC e ECS) e o controle de balanço de reboque (TSC), que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer ou algo que esteja rebocando.

Combinações

Com 14 diferentes combinações, a pickup média da Chevrolet atende aos mais variados propósitos. Mesmo na versão de entrada LS cabine simples, com 1.031 kg de capacidade de carga e foco no trabalho, o motorista conta com itens como ar-condicionado, computador de bordo, freios ABS e airbag duplo. Esse acabamento também está disponível com cabine dupla, nas configurações 2.4 flex ou 2.8 Turbodiesel, com tração 4×2 e 4×4.

Já a versão intermediária LT aparece apenas com cabine dupla e transmissão de seis marchas (manual ou automática). Os motores são o novo 2.5 ECOTEC flex e 2.8 Turbodiesel, ambos com opção de tração 4×2 ou 4×4. Conjunto elétrico de travas e vidros, cruise control, sistema multimídia Chevrolet MyLink, volante regulável em altura e rodas de liga-leve são itens adicionais de série.

Com as mesmas configurações mecânicas, a versão LTZ surpreende pela sofisticação. Acrescenta ainda faróis tipo projetor, lanterna de LED, rodas aro 17, sensor de estacionamento, GPS, bancos de couro, volante multifuncional, rack de teto, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em aclives e controle de velocidade de declives, entre outros.

Configurações e preços:

Cabine Simples

Acabamento Motor Tração Transmissão
LS 2.4 Flexpower – Flex 4×2 Manual 5 Velocidades
LS 2.8 CTDI – Diesel 4×4 Manual 6 Velocidades

Cabine Dupla

Acabamento Motor Tração Transmissão
LS 2.4 Flexpower – Flex 4×2 Manual 5 Velocidades
LS 2.8 CTDI – Diesel 4×4 Manual 6 Velocidades
LT 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4×2 Manual 6 Velocidades
LT 2.8 CTDI – Diesel 4×2 Manual 6 Velocidades
LT 2.8 CTDI – Diesel 4×2 Automática 6 Velocidades
LT 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4×4 Manual 6 Velocidades
LT 2.8 CTDI – Diesel 4×4 Manual 6 Velocidades
LT 2.8 CTDI – Diesel 4×4 Automática 6 Velocidades
LTZ 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4×2 Manual 6 Velocidades
LTZ 2.8 CTDI – Diesel 4×2 Automática 6 Velocidades
LTZ 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4×4 Manual 6 Velocidades
LTZ 2.8 CTDI – Diesel 4×4 Automática 6 Velocidades

Preços

LT 4×2:   R$ 86.400
LT 4×4:   R$ 92.400
LTZ 4×2: R$ 97.700
LTZ 4×4: R$ 103.700


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