Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

COMPARAÇÃO IRREAL: USAIN BOLT x LOTUS

Compartilhe!

Depois que o jamaicano Usain Bolt ganhou a medalha de ouro na final dos 100 metros nos Jogos Olímpicos de Londres e revalidou seu título olímpico e a honra de ser o “homem mais rápido do mundo”, a equipe Lotus de Fórmula 1 e ninguém tem dúvidas do potencial do jamaicano.

Assim, a Lotus pegou as marcas de Bolt e resolveu compará-las com o seu carro de Fórmula 1, o E20, modelo que Romain Grosjean e Kimi Raikkonen pilotam no Mundial de Fórmula 1.

Bolt, o homem mais rápido do mundo.

Uma batalha Homem x Máquina com comparações obviamente irreais, mas, ainda assim, interessantes.

TEMPO

Usain Bolt detém o recorde dos 100 metros, conseguido nos Mundiais de Berlim de 2009: 9.58s. Para fazer o mesmo percurso o Lotus E20 gasta metade do tempo: 4.25s.

VELOCIDADE

O máximo que Usain Bolt atinge de velocidade é 44,72 km/h, a cerca de três quartos do percurso, altura em que, várias vezes, até costuma aliviar. O carro da Lotus, sempre em aceleração, chegaria à linha dos 100 metros à velocidade de 150km/h, o triplo portanto. Obviamente o carro atinge mais do dobro em distâncias mais longas.

AERODINÂMICA E PESO

Aquí a diferença é grande também. Bolt mede 1,96 m. O E20 tem uma altura de 0.95m. Os papéis invertem-se, contudo, quanto ao peso. O jamaicano pesa cerca de 93kg, bem menos que os 640 kg do monoposto. E os carros de Fórmula 1 estão cada vez mais leves. Ainda assim, nestas contas, para além do peso natural da estrutura, ao carro é somado o peso do piloto e das câmaras incorporadas.

ÊXITOS

Se na Fórmula 1 existissem medalhas, o E20 tinha conseguido este ano quatro de prata e quatro de bronze por seus resultados. Falta uma viória, que seria o ouro. Esta medalha Usain Bolt já ganhou por três vezes nos Jogos Olímpicos. Sem contar outras três em Mundiais, e também duas de prata.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español