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Da Dinamarca: Zenvo Aurora híbrido, V12 e com 1850 cv

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A dinamarquesa Zenvo voltou a ser notícia com um novo supercarro, que foi desenvolvido do zero. Chama-se Aurora e há duas versões -focadas em uso em pista- Agil e Tur Grand Touring. O carro é o sucessor da linha de supercarros TS da Zenvo, cuja produção terminou no ano passado com o TSR-GT. Ele ,elhora o desempenho por meio da fórmula de mais potência e menos peso.

por Marcos Cesar Silva

Enquanto os carros anteriores da Zenvo contavam com motores V8, o Aurora (nome já usado numa tentativa de esportivo brasileiro e pela Oldsmobile) muda para um novo powertrain V12 desenvolvido em parceria com a Mahle. O 6.6V12 é um quadriturbo que gera 1.250 cv sozinho e é capaz de girar até 9.800 rpm.

Ele é montado no Aurora e emparelhado com um único motor elétrico na versão Agil, para a potência combinada de 1.450 cv. O motor elétrico, além de um diferencial eletrônico, é integrado a uma transmissão de sete marchas, com traçãoa enviado para as rodas traseiras apenas no Agil.

A versão Tur adiciona mais dois motores elétricos no eixo dianteiro para formar um sistema de tração integral e levar a potência combinada para estonteantes 1.850 cv. A Zenvo afirmou que a transmissão apresenta ajustes exclusivos para cada modelo, para atender aos seus diferentes objetivos. Os dois modelos também apresentam mapeamento de motor exclusivo pelo mesmo motivo.

De acordo com o diretor comercial da Zenvo, Jens Sverdrup, muito trabalho se concentrou na integração entre o V12 e os motores elétricos para entregar um carro que tenha a aceleração instantânea comum aos veículos elétricos, aliada à entrega linear de potência de um motor naturalmente aspirado.

As estimativas de desempenho incluem aceleração de zero a 100 k/h em 2,3 segundos e velocidade máxima de 450 km/h para o Tur, e números correspondentes de 2,5 segundos e 365 km/h para o Agil. Os números do Agil são menores devido à sua menor potência e aerodinâmica indutora de arrasto, embora seja provavelmente a versão mais rápida em uma pista de corrida.

Estrutura central do Zenvo Aurora

Estrutura central do Zenvo Aurora

O trem de força do Aurora é montado em um chassi totalmente de fibra de carbono com desenho modular. Conhecido como ZM1, o chassi usa fibra de carbono não apenas para a célula de passageiros, mas também para os subquadros dianteiro e traseiro, criando essencialmente um único componente sintético gigante. Tal projeto não só é extremamente rígido, como também é muito leve, com a Zenvo destacando o peso de do chassi de míseros 265 quilos. Também é muito seguro, pois integra estruturas de colisão que absorvem energia, semelhantes aos carros de Fórmula 1.

O baixo peso do chassi foi essencial para que o Zenvo alcançasse um peso seco de 1300 kg para o Agil, que sobe para 1450 kg para o Tur devido aos componentes adicionais do trem de força.

O chassi, que é construído pela Managing Composites, empresa que também fornece o chassi para o esportivo elétrico Carmen da Hispano-Suiza, está visualmente exposto em muitas áreas do carro, tanto por dentro quanto por fora. Até mesmo os bancos são montados diretamente no chassi.

A suspensão é composta por pushrods na frente e duplo wishbones na traseira e, assim como o chassi, os desenhistas da Zenvo garantiram que elementos da suspensão sejam visíveis no carro.

Outras características incluem discos de freio de carbono-cerâmica e rodas de porca central ( aro 20 nas dianteiras e 21 nas traseiras) calçacadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 ou Cup 2R. Os pneus medem 265/35 na frente e 325/30 atrás.

A produção será limitada a 100 unidades, divididas igualmente entre as versões Agil e Tur, e a Zenvo garantiu que o carro será homologado para diversos mercados mundiais, o que significa que será legal nos Estados Unidos e restante da Europa e Japão.

Este tipo de carro é atemporal. A produção começará na sede da Zenvo em Præstø, na Dinamarca, em 2025, com entregas começando no ano seguinte. O preço não foi revelado.


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