Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Conceito: Cadillac InnerSpace, carro ou ficção científica?

Compartilhe!

Cadillac InnerSpace: 'eléctrico' que mais parece ficção científica

Este carro foi uma das atrações do recente CES (Consumer Electronic Show) 2022, que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos. Elétrico e autônomo, o novo concept car InnerSpace, da Cadillac, oferece uma visão muito avançada do que a marca de luxo americana pensa para seu futuro na próxima década.

por Marcos Cesar Silva

O Cadillac InnerSpace tem como principal destaque a possibilidade de seus dois ocupantes concentrarem-se num filme que pode ser assistido na tela panorâmico; o resto, o carro faz sozinho. 

Sem divulgar muitos detalhes, como normalmente acontece na apresentação de um conceito, a marca adianta que a interface comporta inteligência artificial e leitura biométrica. 

O desenho elegante do Cadillac InnerSpace transforma este cupê quase numa nave espacial. O protótipo apresenta à frente a grade fechada e iluminada, com faróis verticais. A traseira, sem vidro, é marcada por seu formato em cunha, e por um teto panorâmico que abre quando as portas são abertas.

Aliás, os bancos estão concebidos para girarem para fora quando as portas são abertas para facilitar a entrada e saída com maior comodidade. Esse recurso é velho conhecido da General Motors, que o aplicou em muitos modelos entre os anos 1960 e 1980.

Destacam-se ainda os espelhos retrovisores laterais digitais e as enormes rodas com função aerodinâmica reforçando o visual com muito impacto. As rodas são calçadas com pneus Goodyear sustentáveis, especialmente concebidos para o protótipo, fabricados à base de óleo de soja e sílica retirada da casca do arroz.  Os pneus integram ainda as tecnologias “SoundComfort” e “SightLine”, esta última passando informações como a pressão, temperatura, carga e outros fatores de desempenho.

Já no habitáculo, o InnerSpace possui bancos com apoios para descansar os pés, ao melhor estilo de uma “lounge”. Nada que cause espanto, já que sendo um carro totalmente autônomo e ainda por cima Cadillac, pretende dar o maior conforto aos ocupantes para se concentraram na viagem ao invés da condução. Para distrair os ocupantes, como já dissemos, está uma tela de LED, imersiva e panorâmica, com realidade aumentada. 

Sem uma linha sobre as especificações técnicas, a Cadillac destaca que, graças à plataforma “Ultium” da General Motors, os módulos da bateria estão espalhados por todo o piso. O sistema de gestão sem fios da bateria permitiu isso, a fim de maximizar o espaço e reduzir a distância ao solo, com a posição de condução semelhante à de um esportivo. 

O que fica para ainda ser divulgado é a motorização elétrica do InnerSpace, assim como as respectivas potência e torque, e os números de desempenho nas ruas e estradas. Desconhecida é também a autonomia deste “concept car” com uma única carga de bateria, e a se a tecnologia introduzida permite realmente a condução totalmente autônoma. 

Tudo não passa de mais algumas ideias do que poderá ser o futuro do automóvel para a Cadillac, como falou Bryan Nesbitt, diretor da divisão de desenho avançado da General Motors. Os já conhecidos protótipos da linha Halo são “visões para a próxima década, mostrando as possibilidades para a tecnologia de condução autônoma abordadas”, finalizou. 

GALERIA DE FOTOS – CADILLAC INNERSPACE


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español