Última hora

CT-1, o carro que encolhe para caber nas vagas

Compartilhe!

Criado pelos israelenses da City Transformer, o CT-1 consegue ficar mais estreito para caber em lugares transversais, onde normalmente, só estacionariam motos.

por Ricardo Caruso

Com 2,5 m de comprimento o CT-1 é um concorrente natural de propostas urbanas europeias como o Citroën Ami ou o Renault Twizy. Mas tem um grande trunfo em relação a estes dois modelos: a sua largura é variável. Isso mesmo, em segundos ele fica magrinho.

O primeiro protótipo da startup israelense.

Equipado com um sistema de ajuste ativo dos eixos, patenteado pela City Transformer, o CT-1 pode passar dos 1,40 m de largura para apenas 1 m. Em comparação, o Ami mede nesse quesito 1,39 m de largura e o já estreito Twizy, 1,19 m.

O CT-1, com 1,40 m e 1 m de largura. Ideia genial.

Para mover o CT-1 encontramos dois motores elétricos de 10 cv, que são alimentados por uma bateria de 16 kWh de capacidade. A velocidade máxima deste pequeno urbano é de 40 km/h quando mede apenas 1 m de largura, e sobe para os 90 km/h quando está com 1,4 m de largura. Quanto à autonomia, essa é fixada nos 180 km.

Com presença confirmada no Salão de Paris, o CT-1 já pode ser reservado na Europa, mediante um depósito de US$ 150, para garantir o preço de lançamento de US$ 12.500. Depois dessa fase de lançamento, o carrinho custará US$ 16 mil.



Compartilhe!