Tecnologia

Qual o carro mais aerodinâmico de todos os tempos?

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O holandês Lightyear 0 continua batendo recordes: acabou de se tornar o carro mais aerodinâmico do mundo (e de todos os tempos) e é movido a energia solar.

por Marcos Cesar Silva

O Lightyear 0 não para de surpreender. Em testes realizados na Alemanha em condições de homologação do ciclo WLTP, o carro elétrico -que também pode ser movido a energia solar- obteve coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) de míseros 0,175, o mais baixo de todos os carros de produção da história. Mas este não é o recorde absoluto.

Lightyear garantiu que o resultado foi surpreendente até para os engenheiros, que esperavam um valor em redor de 0,19. Arjo Van der Ham, diretor-0técnico da empresa, reconheceu: “Estamos muito orgulhosos deste resultado. Começamos do zero quando iniciamos o projeto do carro e a sua tecnologia. Colocamos muito trabalho e esforço nele”.

O Lightyear 0 conseguiu bater o recorde anterior estabelecido há anos pelo EV1 da General Motors, de 1996, que registou 0,19. Como exemplo, dois dos carros mais aerodinâmicos à venda hoje são o Mercedes EQS e o Tesla Model S, com valores de 0,20 e 0,208, respectivamente.

No entanto, se também levarmos em consideração os concept cars, o Lightyear 0 não é o carro mais aerodinâmico. O Mercedes Vision EQXX, mostrado este ano, obteve 0,17, enquanto o JCB Dieselmax, um protótipo construído para atingir recorde de velocidade na categoria de carros a diesel, teve Cx de 0,147.

Foram produzidos 946 exemplares do sedã elétrico, que tem pouco mais de 5 metros de comprimento e é capaz de percorrer quase 625 km no ciclo WLTP graças à sua bateria de 60 kWh, ao motor elétrico de 170 cv e à energia solar que, por si só, segundo o fabricante, permite percorrer até 70 km em modo puramente solar.

Com um preço base entre US$ 250 mil e 300 mil, este modelo obviamente está fora da maioria dos orçamentos. No entanto, após o 0, a Lightyear já está trabalhando num modelo de entrada, mais acessível, com preço de tabela de cerca de US$ 30 mil e lançamento previsto para 2026.


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