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Citroën volta a usar o logotipo de 1919

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A Citroën tem uma nova identidade de marca e um novo logotipo, que vamos começar a ver nos modelos a partir de meados de 2023. A marca apresentou a sua nova imagem corporativa, para registra junto cm o novo emblema a nova etapa da história centenária da empresa francesa.

por Ricardo Caruso

Este novo logotipo reinterpreta o original de 1919 e torna-se a 10a. evolução durante os 103 anos da marca do “Double Chevron”, que com esta nova assinatura promete “uma era ousada, inclusiva e emocional para as soluções de mobilidade e para o seu relacionamento com os clientes”.

Esta evolução da imagem vai surgir, de forma gradual, no ambiente digital, nas concessionárias e em nível institucional, sendo que a estreia acabou de acontecer no protótipo Oli (abaixo). A partir do início do próximo ano, estará em todos os novos modelos da marca.

O novo visual reinterpreta o logotipo original adotado pelo fundador da marca, André Citroën, que se inspirou no sucesso da sua primeira empresa metalúrgica que produzia sistemas de engrenagens no formato de chevron (em “v” ou em “espinha”), o que resultou no clássico “Double Chevron” que ainda temos hoje.

Este novo emblema sinaliza a transição e a evolução da Citroën para uma nova era, numa momento em que a marca francesa “acelera a sua missão de tornar a mobilidade elétrica acessível a todos”.

“Numa altura em que provavelmente embarcamos no capítulo mais emocionante da nossa ilustre história de 103 anos, este é o momento certo para a Citroën adotar um novo visual, moderno e contemporâneo. A nossa nova identidade é um elegante símbolo de progresso, à medida que movemos os nossos clientes fisicamente em veículos ousados e virados para o futuro, que desafiam as regras tradicionais da indústria, e garantindo emocionalmente que toda a sua experiência – em especial na transição elétrica – é a mais acessível, confortável e agradável, independentemente do que quiser e precisar”. Vincent Cobée, diretor executivo da Citroën

Para apoiar o novo logotipo oval na vertical, foi desenvolvido um novo e abrangente programa de identidade corporativa, cujo objetivo é “expressar elementos inspirados em marcas não-automotivas de caráter mais intimista, incluindo os cosméticos e o vestuário, de modo a transmitir uma expressão mais calorosa da marca, mais fácil para o olhar quando experimentada em diferentes configurações”.

Em paralelo a Citroën está ainda desenvolvendo uma nova linguagem animada —já com esta nova identidade integrada— para aplicar dentro dos seus veículos, nas várias telas, e também no aplicativo My Citroën, para que a experiência de utilização seja mais rica e, acima de tudo, mais coerente.

O novo logótipo e a nova identidade corporativa combinam-se numa nova assinatura de marca que a Citroën batizou de “Nothing Moves Us Like Citroën”, algo que podemos traduzir como “Nada Nos Move Como a Citroën”. Desenvolvida pela equipe de desenho da Citroën, a nova identidade resultou da experiência do Stellantis Design Studio, a agência interna de desenho do Grupo.


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