DESIGNER DA FERRARI VAI PRA CHINA
Os chineses mostram que não estão de brincadeira e querem desenvolver automóveis com design moderno e atraente seguindo o exemplo dos coreanos que, em pouco tempo, transformaram seus carros em belas e bonitas máquinas. Aos fatos: Leonardo Fioravanti, antigo designer da Ferrari, que trabalhou no projetos dos modelos Daytona e 288GTO, acaba de se tornar no diretor de design da chinesa Beijing Auto.
Fioravanti parte com o objetivo de tornar uma marca que foi fundada para produzir motocicletas para o exército chinês durante a Guerra da Coreia, em uma marca premium de automóveis. Fioravanti começou a trabalhar consultor da marca e assume agora o cargo de diretor de design. O plano passa por fazer da Beijing Auto uma marca de “classe mundial até 2025. “Os fabricantes chineses reconhecem que têm alguns problemas que precisam de melhorar, um dos quais é a falta de identidade da marca. A primeira que alcance a sua própria identidade característica e linguagem de design será a vencedora”, disse Fioravanti. A Beijing Auto atualmente está com queda de vendas na China, algo a que Fioravanti irá tentar dar a volta
Outras marcas como Brillance, Great Wall e Geely também foram em busca talentos europeus para assumirem o design e cargos de negócio dentro das suas empresas. Com a contratação de profissionais europeus experientes, as empresas chinesas podem dar um impulso à concorrência contra as marcas estrangeiras que, atualmente, dominam o mercado mandarim.
JFF