Carros

Despedida e comemoração: Ford GT LM Edition

Compartilhe!

O Ford GT LM Edition marca o fim da produção do supercarro da Ford ao mesmo tempo que exalta o sucesso do modelo na “24 Horas de Le Mans”.

por Marcos Cesar Silva

Ford GT LM Edition vista lateral

O Ford GT é daqueles carros que se tornam clássicos de maneira instantânea, assim que são apresentados, e as várias séries especiais que recebeu nesta geração apenas ajudam a aumentar essa aura. Com o fim da produção do supercarro marcado para este ano, a Ford mostrou a derradeira série especial do GT, o “Ford GT LM Edition”.

Limitada a míseras 20 unidades, esta série especial celebra duas vezes: primeiro, a vitória do Ford GT na edição de 2016 da “24 Horas de Le Mans” e o histórico pódio da marca na edição de 1966 da prova, quando bateu as Ferrari.

Como seria de esperar num modelo tão exclusivo como é este Ford GT LM Edition, são vários os detalhes que o ajudam a se distinguir dos GT “comuns”. Pintado na cor “Liquid Silver”, o Ford GT LM Edition conta com elementos em vermelho ou azul, numa alusão à decoração do Ford GT número 68 que venceu Le Mans.

Além disso, o GT LM Edition apresenta-se ao mercado com rodas em fibra de carbono de 20 polegadas que escondem pinças de freio Brembo pintadas de preto. Esta versão limitada tem ainda um duplo escapamento de titânio —exclusivo— impresso em 3D.

No interior, e além do abundante uso de Alcantara (camurça sintética) e fibra de carbono, há algo que se destaca: a decoração assimétrica, com o banco do motorista e do passageiro em cores diferentes.

Nesta última série especial do GT, a equipe da Ford Performance foi mais longe na homenagem às unidades que se celebrizaram na “24 Horas de Le Mans”. Desta forma, a divisão localizou o motor do Ford GT (nº 69) que Le Mans em 2016 em terceiro lugar, reduziu literalmente a pó seu virabrequim e criou uma liga especial usada na impressão 3D de um emblema para o painel de instrumentos de cada uma das 20 unidades.

E por falar em motores, animando a última série especial do Ford GT encontramos o 3.5 V6 EcoBoost de 655 cv de potência máxima e 75 mkgf de torque máximo, acoplado a uma caixa de câmbio automática (de dupla embreagem) de sete marchas, como nos demais GT.

As entregas do Ford GT LM Edition começam em breve e a produção do supercarro norte-americano, um Ford de respeito, termina no final deste ano.


Compartilhe!
1716323963