CarrosSlide

Elétrico e chinês, o Baojun Yep tem a GM no seu DNA

Compartilhe!

Se o assunto é carro elétrico ou híbrido, os chineses estão impossíveis. A chinesa Baojun revelou o desenho exterior de seu próximo modelo elétrico, no melhor estilo off-road, batizado de Yep. A estreia acontecerá no Salão de Xangai de 2023, em abril próximo, com seu lançamento no mercado daquele país previsto já para maio. A aposta no jipinho é tão alta que o slogan para ele é “Baojun Yep pode ser sua nova paixão da China”. Yep chega com tração traseira. mas uma versão AWD já está programada para o futuro próximo. Mesmo distante na sua “árvore genealógica”, há alguma participação da General Motors nesse projeto.

por Ricardo Caruso

Em um teaser anterior, do ano passado, o modelo apareceu em forma de conceito com a marca Kiwi, mas parece que Baojun mudou de planos e prosseguirá com seu próprio emblema no modelo de produção final. Conforme relatado pela imprensa chinesa, o nome do EV é 悦也 (YueYe) em chinês, traduzido para um simples Yep em inglês.

 Baojun Yep pode ser sua nova paixão EV da China

O Baojun Yep parece muito semelhante ao conceito, com apenas alguns exageros atenuados. Tem o estilo de um off-road pequeno, embora com rodas de liga leve menores do que o habitual. A distância ao solo, os para-lamas pronunciados, os para-choques pintados de preto, as placas de proteção integradas e o rack no teto são todos bem combinados, criando um visual interessante para este carro urbano elétrico. Outros detalhes interessantes incluem os modernos conjuntos de iluminação com LEDs e o pequeno ressalto na tampa traseira com dobradiças laterais expostas, completam o visual.

O Yep tem um jeitão muito compacto, medindo 3.381 mm de comprimento, 1.685 mm de largura e 1.721 mm de altura. Isso o torna até 214 mm mais curto do que o Suzuki Jimny movido a moor de combustão interna, com números quase idênticos para largura e altura.

 Baojun Yep pode ser sua nova paixão EV da China

A Baojun é uma submarca da joint venture SAIC-GM-Wulling (SGMW) e ainda não anunciou oficialmente as especificações. No entanto, a maioria delas já foi revelada por documentos no Ministério da Indústria e Tecnologia da China. De acordo com esses registros, o Baojun Yep contará com um único motor elétrico produzindo 67 cv e 14 mkgf de torque, tração traseira e velocidade máxima de 100 km/h. É esperada uma versão mais potente, com dois motores elétricos e AWD, provavelmente trazendo melhores capacidades off-road. Quanto ao alcance, a bateria de fosfato de ferro de lítio permite 303 km.

Saberemos mais sobre o Baojun Yep nos próximos meses, incluindo preços no mercado asiático, que desempenharão papel importante em seu sucesso comercial. A julgar pelo Wuling Mini EV que provou ser um best-seller na China, o irmão Baojun construído pela mesma empresa provavelmente atrairá muito interesse entre os clientes.


Compartilhe!
1714376776