Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Este foi o primeiro carro multado por excesso de velocidade

Compartilhe!

O “Concours of Elegance” de Hampton Court Palace 2017, no Reino Unido, vai exibir um carro histórico. Trata-se do Arnold Benz, modelo que entrou para a história como o primeiro automóvel multado por excesso de velocidade.

arnold_benz

Se hoje em dia os limites de velocidade são imposição das autoridades, com toda a parafernália necessária para tirar algum dinheiro de seu bolso, acredite, na pré-história do automóvel era a mesma coisa. As multas surgiram logo depois do automóvel… E quando falamos em “primórdios do automóvel”, estamos indo para o século XIX, 1896, uma mísera década após o surgimento da primeira “carroça sem cavalos”.

Como podemos imaginar, automóveis circulando nas ruas eram raros. Em Londres, porém, já existiam limites de velocidade para os carros. E não só os limites eram absurdamente baixos –apenas 3,2 km/h (2 milhas por hora)- como um homem precisava ir abrindo caminho à frente do carro, a pé acenando uma bandeira vermelha.

Walter Arnold, que entre outras atividades, tinha licença para produzir automóveis Benz, criou a Arnold Motor Carriage. Ficou na história como o primeiro motorista multado por excesso de velocidade. O seu carro, denominado Arnold Benz, era derivado de um Benz 1 1/2hp Velo.

A infração deveu-se não só pela ausência do homem da bandeira vermelha, como à velocidade a que se deslocava, quatro vezes superior à permitida –exagerados 12,8 km/h (ou 8 mph). Um insano britânico ao volante! Foi multado por um policial que se deslocava de bicicleta.

Como resultado da façanha na Paddock Green, em Kent, Arnold foi condenado e obrigado a pagar um xelim, mais despesas administrativas. Ironia do destino, pouco tempo depois o limite de velocidade subiu para 22,5 km/h (14 mph) e o portador da bandeira vermelha foi abolido da legislação.

Para celebrar isso, foi organizada uma corrida de automóveis de Londres a Brighton, na qual Walter Arnold participou. Esta corrida acontece ainda hoje, destinada a veículos produzidos até ao ano de 1905.

O automóvel com o qual Walter Arnold foi multado estará em exibição na edição deste ano do Concours of Elegance, durante o próximo mês de setembro.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español